Um homem de 29 anos que mantinha pelo menos cinco pessoas com transtornos mentais, numa espécie de casa de repouso, acabou preso após operação conjunta da Polícia Civil e diversos outros órgãos. Os crimes ocorriam em Joinville, no Norte de Santa Catarina.
Segundo a Polícia Civil, por meio da delegacia de polícia de Araquari, a prisão ocorreu na tarde dessa terça-feira (14) numa residência localizada no bairro Ponto Alto, onde os pacientes/clientes eram mantidos em situação precária.
A ação contou com o apoio da Agência de Vigilância Sanitária, Secretaria da Assistência Social, Secretaria da Saúde, Casa de Passagem, Corpo de Bombeiros da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Voluntários de Araquari.
Segundo o suspeito, ele recebia, em média, de cada família das vítimas, o valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) por mês, para abrigar os moradores.
O local, ainda de acordo com a Civil, funcionava sem autorização dos órgãos públicos competentes e apresentava uma estrutura insalubre, sem higiene e alimentação adequada.
Também foi localizada grande quantidade de remédios controlados sem receituários e uma das abrigadas apresentava lesão na cabeça.
Diante das irregularidades, o homem foi conduzido à Delegacia de Polícia de Araquari, onde foi autuado em flagrante pelo crime de maus-tratos e depois encaminhado ao Presídio Regional de São Francisco.
Via: Dani Meller