Iniciativa do Observatório Social de Rio Negrinho, teve início hoje (13) e continua até sábado (18), a “Semana da Cidadania 2024”.
A programação segue o calendário nacional dos Observatórios Sociais e tem o objetivo de promover a importância da cidadania, do controle social, do voto consciente e do combate à corrupção.
Os observatórios são organizações da sociedade civil, presentes em várias cidades do Brasil e não tem vínculo com políticos, partidos ou ideologias.
Presidente do OS de Rio Negrinho, a advogada Geórgia Bleyer Mendes, conversou com a reportagem aqui do Nossas Notícias sobre a programação, que começou com a divulgação da proposta nas redes sociais e imprensa.
“Hoje é dia de reunião dos voluntários da cidade, com o objetivo de traçar ações estratégicas para o desenvolvimento e lançamento da campanha de arrecadação de materiais escolares e brinquedos para crianças e adolescentes vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul”, explicou.
As doações serão entregues no Dia das Crianças.
Amanhã (14) os voluntários promovem uma palestra no Colégio Caminho do Saber, para o ensino fundamental II, às 11h. Já na quarta-feira (15), a palestra será no Colégio São José, para o ensino fundamental II, às 09h e às 09h30 da quinta-feira, outra palestra acontecerá na Sólida, tendo como foco os alunos do projeto Pescar. No mesmo dia, os voluntários estarão novamente no Colégio Caminho do Saber, desta vez palestrando para o ensino médio, às 11h.
Geórgia explicou que a entidade também promoverá palestras para o ensino fundamental II e ensino médio nas escolas públicas do município, porém essas serão realizadas em junho, devido ao calendário de provas.
“Nesta sexta-feira (17) teremos uma live sobre a Semana da Cidadania e o Papel do Observatório Social, com a jornalista Kátia de Oliveira, no Instagram do Nossas Notícias e encerrando com chave de ouro a nossa semana, no sábado teremos uma Ação dos Voluntários no sinaleiro da Praça do Avião, das 10h30 às 11h30. Vamos divulgar o Observatório Social aqui de Rio Negrinho e a campanha para crianças e adolescentes do RS. Em seguida terá panfletagem e soltura de balões”, detalhou.
A presidente enfatizou ainda que o objetivo dessas atividades nas escolas leva em consideração o fato de que os Observatórios Sociais possuem quatro eixos principais de atuação, que visam fortalecer a participação cidadã e promover uma gestão pública mais transparente e eficiente, sendo um deles o o Monitoramento Social, onde os voluntários acompanham as ações dos governantes, fiscalizando o uso dos recursos públicos e promovendo a transparência.
Outro eixo é a Educação Fiscal, onde a entidade busca conscientizar a população sobre a importância de entender como os impostos são arrecadados e utilizados, promovendo uma participação mais ativa na gestão fiscal.
O OS também atua no Combate à Corrupção, tendo como meta o fortalecimento da ética e integridade na gestão pública, incentivando a transparência e responsabilidade.
Já a Participação e Cidadania, é o eixo que promove o engajamento da comunidade nas decisões locais, estimulando o exercício da cidadania ativa e o acompanhamento das políticas públicas.
“Dentro dessas propostas, escolhi a Educação como foco na minha gestão. A educação cidadã e a conscientização sobre o combate à corrupção, já com crianças e adolescentes, são fundamentais para se construir uma sociedade mais justa e ética a longo prazo. Ao direcionar esforços educativos para esse público, busca-se criar uma consciência cívica desde cedo, formando cidadãos engajados e responsáveis”.
Para a presidente, ao compreender o funcionamento das instituições públicas e a importância do uso correto dos recursos coletivos, as crianças e adolescentes se tornam agentes de transformação em suas comunidades.
“Além disso, ao abordar o combate à corrupção junto a esse público, os Observatórios Sociais buscam prevenir práticas antiéticas no futuro. Ao promover uma cultura de integridade e transparência desde a juventude, contribuímos para a construção de uma sociedade mais íntegra e consciente de seus direitos e deveres”, apontou.
Geórgia finalizou adiantando que em novembro o OS realizará a Semana Anti Corrupção, onde novamente haverá um trabalho com os vereadores mirins rio-negrinhenses.