Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Rio Negrinho recebe Oficina Itinerante Livro de Artista neste final de semana


RIO NEGRINHO. Neste final de semana a cidade recebe a Oficina Itinerante Livro de Artista, projeto do jornalista e curador Gleber Pieniz e da artista visual Roseli Sartori. Até o próximo mês, eles finalizam um roteiro de oficinas presenciais e gratuitas para a qualificação de artistas e educadores
em cinco cidades: Florianópolis, Balneário Camboriú, Rio Negrinho, Blumenau e Joinville.

A atividade acontecerá no Espaço Cultural (piso superior da Rodoviária), das 09h às 17h, e os participantes serão apresentados às possibilidades do livro tanto como um instrumento de trabalho (diário, manual, caderno de notas ou esboços) quanto como obra de arte (ou livro objeto, suporte da expressão artística).

A proposta foi selecionada pelo Edital da Lei Paulo Gustavo, executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

A Oficina é uma atividade teórica e prática gratuita que apresenta os conceitos fundamentais do livro de artista e orienta os participantes a produzir alguns modelos
elementares de livro a partir da dobradura, do recorte e da colagem com papel.

O projeto atende especialmente aos interesses de artistas visuais, escritores, professores e estudantes de arte,
literatura, fotografia, design e áreas afins. Os participantes recebem todo o material necessário para a criação e a produção dos materiais.

Na sua primeira edição, em 2022, a oficina formou duas turmas e apresentou uma exposição coletiva na Associação de Artistas Plásticos de Joinville, com trabalhos produzidos por seus participantes em
materiais tradicionais (papel, tecido, madeira) e inovadores (vidro, plástico, cerâmica, gelo).

As atividades começaram em Florianópolis (nos dias 16 e 17 de março, na Fundação
Hassis) e depois aconteceram em Balneário Camboriú (dias 23 e 24 de março, na Biblioteca Municipal Machado de Assis). Após passar por Rio Negrinho, o roteiro se encerra em Blumenau (dias 4 e 5 de maio, no Museu de Arte de Blumenau).

Concluída a itinerância, o projeto promove ainda uma oficina adicional como
contrapartida para professores de arte do ensino fundamental e médio em Joinville, com conteúdo teórico e prático adaptado para a prática escolar com crianças e adolescentes.

A oficina tem também o apoio da Federação das Associações de Artistas Plásticos de Santa Catarina (FAAPSC) e de suas associações filiadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *