Nossas Notícias

Rio Negrinho: alunos do Marta Tavares conhecem meteorito e outras peças do Museu Carlos Lampe 

RIO NEGRINHO. Uma experiência diferente para os pequenos e uma dica de atrativo para os adultos também. Afinal, quem já sabia que no Museu Carlos Lampe há um meteorito em exposição? 

Vê-lo bem de pertinho e saber todos os detalhes dessa e de muitas outras peças foi uma oportunidade que alunos dos 6°s anos da Escola Marta Tavares tiveram – e aproveitaram – nesta sexta-feira (15). 

Acompanhados das professoras Carolin Mariano, Andreia Minelli Lousada e Juline Muchalsky, eles finalizaram um período de estudos sobre o sistema solar, onde foram também usados recursos de realidade virtual e realidade aumentada. As atividades aconteceram nas aulas de Ciências, conforme explicou Carolin à reportagem aqui do Nossas Notícias. 

“Essa visita foi um conjunto de experiências além da sala de aula. Fomos recebidos pelo diretor do Museu, o historiador Daniel Henrique Gonçalves, que nos mostrou o acervo e contou algumas histórias sobre as peças do local. Além disso, os alunos puderam ver de perto este meteorito, o que fechou com chave de ouro os nossos estudos sobre o espaço”.

Ela também comentou que essa é uma atividade que realiza há cerca de três anos com os estudantes e que após a visita eles elaboram um trabalho em sala de aula, usando  as informações sobre o meteorito bem como sobre outros conteúdos apresentados na prática. 

Conforme a apresentação da peça, o meteorito (aerolítico) foi adquirido por Antônio Salon e doado pelo Lions Clube de Rio Negrinho. 

Ele é descrito como uma porção de matéria cósmica que ao ser atraído pela terra na passagem pela atmosfera se encandece e na maioria das vezes se desintegra. 

Pesa cerca de 36 kg, é formado por ferro, níquel e selicatos e foi encontrado na Baía da Babitonga, no norte catarinense. A área, que é um ambiente aquático de transição entre o rio e o mar, é cercada por seis cidades – Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul. 

O Museu Carlos Lampe fica na rua Carlos Weber, no centro (ao lado do Casarão Zipperer). O local também abriga o Arquivo Histórico Municipal e recebeu um total de 4.690 visitas em 2023. 

As visitações são gratuitas e o atendimento acontece de terça à sexta, das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Aos sábados, das 08h às 12h e domingos, das 14h às 18h. O telefone de contato é o (47) 38421890. 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram