Nossas Notícias

Santa Catarina registra mais de 47 mil empresas abertas em 2024


ESTADO. De janeiro até o dia 5 de março deste ano, já foram abertas 47.293 empresas em Santa Catarina, sendo que 36 mil são MEI, representando 77% do total. Os dados são do Observatório da Junta Comercial do Estado (Jucesc), vinculado à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos).

Ainda pelo levantamento, o ano de 2023 fechou com 223.744 novas empresas constituídas em Santa Catarina. Destas, 96% são empresas de micro e pequeno porte. Florianópolis, Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú, Criciúma e Chapecó emergiram como as cidades que mais se destacaram nesse cenário.

O número de empresas abertas em 2023 representou um aumento de 6,08% em relação ao ano de 2022. Em 2024 a expectativa é superar o ano passado, devido às medidas de simplificação implantadas em 2023.

Os setores que se destacam nesse crescimento incluem comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, comércio por atacado, exceto veículos automotores e motocicletas, e comércio varejista.

Além disso, o tempo de viabilidade, ou seja, a consulta prévia ao processo de abertura da empresa, foi significativamente reduzido de 26 horas para apenas 2 horas nos municípios que aderiram ao programa Simplifica SC. Esse projeto tem sido fundamental para modernizar e agilizar os procedimentos relacionados à abertura e alteração de empresas, proporcionando respostas mais rápidas e eficientes para os empreendedores. As dúvidas sobre o programa podem ser solucionadas através do e-mail: simplificasc@jucesc.sc.gov.br.

“O objetivo traçado pelo governador Jorginho Mello é criar um ambiente favorável ao crescimento e desenvolvimento das empresas em Santa Catarina. Estamos comprometidos em promover políticas e iniciativas que estimulem o empreendedorismo, impulsionem a inovação e gerem oportunidades de emprego e renda em nosso estado. Com dedicação e trabalho conjunto, vamos construir um futuro próspero e sustentável para todos os catarinenses”, disse Silvio Dreveck, secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço.

Fernando Baldissera, presidente da Jucesc, enfatizou o compromisso contínuo do estado em promover um ambiente favorável aos negócios, através da simplificação de procedimentos, adoção de tecnologias inovadoras e redução do tempo médio de abertura de empresas.

“Estamos empenhados em criar um ambiente de negócios cada vez mais facilitado e dinâmico em Santa Catarina. Nosso objetivo é não apenas atrair novos empreendimentos, mas também proporcionar condições ideais para que os já estabelecidos prosperem e contribuam para o desenvolvimento econômico estadual”, reforçou.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram