No mês em que se celebra a força e a resiliência feminina, a Procuradoria da Mulher de Rio Negrinho anunciou algumas iniciativas realizadas especialmente em função do 8 de março.
Uma das atividades será uma maratona de palestras direcionadas aos alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino. Essa ação, encabeçada pela vereadora Alessandra Cristofolini, presidente da Procuradoria da Mulher neste 2024, visa educar e conscientizar jovens sobre questões cruciais relacionadas aos direitos e conscientização das mulheres.
As vereadoras Flavia Vicente e Roseli Zipperer do Amaral, juntamente com a colaboração da servidora Bianca Anton, estarão à frente das palestras, que ocorrem ao longo desta semana.
As escolas participantes desses encontros são a EMEB Selma Teixeira Grabovski, EEM Manuel da Nóbrega, Colégio Caminho do Saber, Colégio São José e EEB Luiz Bernardo Olsen, onde alunos terão a oportunidade de participar de debates e receber orientações valiosas.
A mobilização é marcada também por algumas perguntas de impacto, que tem o objetivo de levar à reflexão:
• Você já foi obrigada a fazer algo que não estava de acordo?
• Já sofreu com palavras ou atitudes que afetaram a tua autoestima?
• Já sofreu agressão física, como tapas, chutes, socos?
• Já teve tua imagem exposta nas redes sociais sem autorização?
Folders
Para expandir o alcance e promover a conscientização além das salas de aula, a Procuradoria da Mulher também lançou folders explicativos e informativos, que serão distribuídos para a comunidade.
Essa ação visa não apenas educar os alunos, mas também envolver suas famílias e a comunidade em geral na promoção da igualdade de gênero e no combate à violência contra a mulher.
Participação de convidadas nas sessões
Além das palestras nas escolas, as ações do também contemplam a participação ativa de mulheres nas sessões ordinárias da Câmara.
Por meio da Tribuna Popular, convidadas terão a oportunidade de abordar temas específicos de interesse público, ampliando o debate e dando voz a questões fundamentais para a comunidade.
ARNAP
Um elemento especialmente marcante deste mês é a tradicional exposição de quadros cedidos temporariamente pelas artistas da ARNAP – Associação de Artistas Plásticos de Rio Negrinho.
A parceria cultural não apenas celebra a criatividade e o talento das mulheres na arte, mas também destaca a importância da expressão artística como meio de promover a igualdade e a inclusão.
A Procuradoria da Mulher tem os objetivos de promover políticas e ações que garantam os direitos das mulheres, combatam a violência de gênero e promovam a igualdade de oportunidades.