Nossas Notícias

São Bento do Sul: acompanhando músicos, diretor geral da UDESC canta em recepção a alunos

A volta às aulas é sempre um momento bastante aguardado, tanto por crianças quanto por adultos. Mas já pensou ser recebido com música e ver o próprio diretor da sua instituição surpreendendo com uma apresentação especial?

Foi o que aconteceu nesta segunda-feira (26), primeiro dia de aulas deste semestre para 370 alunos das graduações em Engenharia de Produção – Habilitação Mecânica e Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que no município está localizada no bairro Centenário.

Na programação, que começou às 18h, foi anunciada a apresentação do duo Lidiane Tascheck (violino) e Thiago Verbinenn (teclado). Porém,Delcio Pereira, diretor geral do campus, surpreendeu cantando “Can´t Help Falling in Love”, de Elvis Presley.

Ele é músico amador há 30 anos e atua principalmente em atividades ligadas ao canto litúrgico. Porém, contou à reportagem aqui do Nossas Notícias que a escolha da canção foi um pedido que surgiu no momento que acompanhava a apresentação de Lidiane e Thiago.

Pereira explicou que as apresentações musicais se tornaram uma tradição na UDESC Planalto Norte desde a pandemia, quando o projeto cultural “No Compasso do Semestre” reuniu diversos talentos da região para apresentações on-line, transmitidas pelo YouTube.

“Após o período pandêmico, continuamos com apresentações episódicas, no entendimento de que a cultura é um importante vetor da construção da identidade regional. Em breve, teremos outras ações correlatas, dentro desta perspectiva integrada de conhecimentos e práticas”, adiantou.

O diretor também destacou o talento e a trajetória dos músicos, que apresentaram um rico repertório.

“A Lidiane é uma musicista experiente e reconhecida no cenário musical estadual. Possui graduação em Musicoterapia e especialização em Fundamentos do Ensino da Arte, ambos pela Faculdade de Artes do Paraná. Atuou como musicoterapeuta em diversas instituições e atua como violinista em casamentos e eventos em geral. O Thiago atua como acordeonista de diversos grupos musicais de São Bento do Sul e região. Participou de vários festivais, concertos, conservatórios e oficinas. Desde 2012 é professor de Acordeon e Teoria Musical na Escola de Música Donaldo Ritzmann, pela Fundação Cultural aqui de São Bento do Sul. Em 2019, ingressou como professor de Acordeon na Escola de Música Professor Valdeci Maia, na Fundação de Cultura de Rio Negrinho. Possui Licenciatura em Música pela EMBAP – Escola de Música e Belas Artes do Paraná – e especialização em Metodologia do Ensino da Música pela FACEL”.

Sobre a Udesc

A UDESC Planalto Norte oferece dois cursos de graduação, totalmente gratuitos: Engenharia de Produção – Habilitação Mecânica e Bacharelado em Sistemas de Informação. Os interessados podem ingressar através de vestibular, processo seletivo, ou pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada).

Atualmente estão matriculados 187 alunos no curso de Engenharia de Produção e 183 alunos no curso de Sistemas de Informação. As aulas ocorrem no período noturno, sendo que o curso de Engenharia tem duração de 5 anos e o curso de Sistemas, 4.

A universidade se destaca como a sexta melhor instituição estadual de ensino superior do Brasil e a segunda melhor de Santa Catarina, de acordo com o Ranking Mundial de Universidades Webometrics 2024, feito pelo Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa da Espanha.

Realizado desde 2004, o ranking classifica mais de 30 mil instituições de ensino superior de mais de 200 países. Os indicadores avaliam a visibilidade, através do impacto do conteúdo na internet; a excelência, através da citação em artigos científicos, e a transparência ou abertura da universidade.

Além de ser pública e gratuita, a UDESC oferece ainda diversas modalidades de bolsas de auxílio aos seus estudantes, como auxílio alimentação e moradia, bolsas de pesquisa, extensão, extensão cultural, monitoria e apoio discente. Dentre outras iniciativas estão oportunidades de Mobilidade Estudantil, como as bolsas de intercâmbio, através das quais seus alunos podem estudar em outras instituições brasileiras e internacionais sem pagar as taxas acadêmicas dessas universidades.

Assista outras apresentações musicais na universidade clicando nos links abaixo:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram