ESTADO. Uma bebê de 7 meses, que se engasgou com saliva, foi salva por policiais militares rodoviários por volta das 22h30 desta terça-feira (27), em Gravatal (SC).
Tudo começou quando a mãe da criança ligou informando o que havia acontecido. Os policiais a orientaram sobre como proceder, realizando a manobra de tapotagem e depois indo até o Posto 7, no km 164 da SC 370.
No local, os PM’s refizeram o procedimento, desobstruindo as vias aéreas da menina, que mesmo assim foi encaminhada ao hospital.
A PMRV explicou que a tapotagem é uma manobra onde a vítima é colocada sobre o colo de quem a socorre, com a cabeça levemente mais baixa que o tronco, e recebe tapas firmes nas costas.
O fato inusitado é de que no mesmo dia, uma menina com 20 dias de vida, a princípio engasgada com leite materno, também foi salva por policiais rodoviários, mas em Concórdia. A ocorrência foi registrada por volta das 19h30.
A criança estava já com a pele escura e foi levada até o Posto 20 da PMRv, no km 21,950 da SC 283. Na ocasião os policiais usaram a Manobra de Heimlich, salvando a bebê, que foi levada pelos pais até o local.
Posteriormente, a menor foi encaminhada ao hospital.