Nossas Notícias

[Vídeos] Alto volume de chuva deixa Joinville em Alerta Laranja neste sábado

As imagens deste vídeo retratam o Terminal Urbano Central, bairro Itaum e Avenida Beira Rio, no centro


REGIÃO. A chuva persistente na tarde e na noite de sábado (24) resultou em um acumulado superior a 95 milímetros de precipitação em apenas 6 horas, conforme comunicou a prefeitura às 23h de hoje.

Com isso, diversos pontos de alagamento foram registrados. Por este motivo, o Plano de Contingência avançou para o nível de Alerta Laranja.

Conforme as informações oficiais, até o momento, os bairros mais atingidos foram Anita Garibaldi, Boehmerwald, Bucarein, Centro, Glória, Itinga, Itaum, João Costa e Paranaguamirim.

A Defesa Civil informou que recebeu chamados para o atendimento de três deslizamentos e duas quedas de muro até às 22h45 deste sábado. A equipe segue de plantão, atuando com apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, inclusive para a remoção de pessoas em áreas alagadas.

Com a chuva volumosa, além do risco de alagamento, podem ocorrer deslizamentos de terra. Essa condição exige atenção, principalmente das pessoas que moram próximo de rios e morros.

Em caso de alagamento, a orientação da Defesa Civil é evitar circular em áreas com água acumulada. Além disso, ter cuidado com crianças próximas de pontes e ribeirões em função da correnteza, que tende a aumentar.

Situações de emergência podem ser comunicadas para a Defesa Civil, pelo número 199, ou aos Bombeiros Voluntários, no 193.

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que para este domingo (25), uma frente fria no oceano e um sistema de alta pressão em sua retaguarda ajudam a intensificar os ventos e a canalização de umidade nas áreas costeiras, favorecendo o aumento de nebulosidade no litoral e áreas próximas, com possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia.

No Grande Oeste, a influência de uma área de baixa pressão no Paraguai somado ao calor e a umidade favorecem o desenvolvimento de temporais isolados entre a tarde e a noite, com risco moderado para ocorrências associadas a esta condição.

As temperaturas mínimas ficam na casa dos 13°C no Planalto Sul, variam entre 21°C e 23° no litoral e entre 17°C e 20°C nas demais regiões.

Com o tempo mais fechado, as máximas diminuem no litoral em relação aos dias anteriores, mas ainda assim se mantém entre 27°C e 30°C. No Grande Oeste o calor se intensifica, com as máximas variando entre 31°C e 36°C.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram