Nossas Notícias

[Vídeo] “Só fiz o que tinha que ser feito”, diz jovem que salvou mulher e filhas de enxurrada em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro


BRASIL. Durante as fortes chuvas da noite desta quarta-feira (21) que atingiram, principalmente, municípios da Baixada Fluminense, um rapaz de 20 anos salvou uma mulher e duas crianças que estavam dentro um carro que era arrastado pela correnteza.

Na manhã desta quinta-feira (22), após o resgate heroico, Marcos Vinícius de Souza Vasconcelos, em entrevista à TV Globo, disse que fez só o que tinha que ser feito.

“Todo mundo falando que tinha criança no carro; nem pensei duas vezes, eu só agi. O carro estava se aproximando, consegui colocar o pé e ajudar a senhora e suas duas filhas. Ela me agradeceu muito, falou que não tinha palavras pelo que fiz, que salvei sua vida. Falei com ela que só fiz o que tinha que ser feito”.

Por causa do forte temporal, duas pessoas morreram no desabamento de uma casa em Japeri, também na Baixada Fluminense. Em Barra do Piraí, no Sul do estado, uma mulher também morreu durante a chuva.

Marcos estava em ônibus na rua Ministro Lafaiete de Andrade, em Comendador Soares, quando viu o carro da família preso na enxurrada e foi alertado por pessoas de uma academia que havia uma família no veículo.

Segundo ele, aquele não era o trajeto normal do ônibus, que seguiria pela Via Light, mas a rua estava completamente alagada e, por isso, o motorista pegou o desvio.

Ao passar pela rua Ministro Lafaiete de Andrade, Marcos disse que ouviu pessoas gritando em uma academia, falando que um veículo estava sendo arrastado pela enxurrada e nele estariam duas crianças, de 1 ano cada.

“Por questão de segundos ela poderia ter sido levada. Fiquei pensando nisso por um bom tempo, que em questão de segundos não aconteceu uma tragédia”, afirmou.

Momentos de tensão

A mulher, de dentro do automóvel, passou as duas filhas, gêmeas, pela janela. Em seguida, a motorista foi ajudada por Marcos para subir no ônibus. Imagens mostram que, imediatamente após o resgate, o carro foi levado pela correnteza.

“O carro estava na distância da minha perna exatamente, para eu conseguir botar o pé no pneu e o pé na escada do ônibus. E eu estava segurando em cima do carro e ela conseguiu abrir a porta. Consegui puxar a porta e trazer as crianças pro meu braço, passando para o outro braço e dando para o pessoal que estava no ônibus”, explicou.

Segundo o rapaz, o ônibus em que ele estava sofreu uma pane por conta da água, e os passageiros ficaram aguardando outro coletivo chegar.

Como ele estava a 20 minutos de casa a pé, ele preferiu seguir por conta própria. Ao chegar em casa, Marcos afirma que se deparou com o imóvel cheio de água e que perdeu móveis e eletrodoméstico.

Casa do jovem alagada

Diversos bairros do município ficaram debaixo d’água, e muitas pessoas perderam tudo. Uma das famílias afetadas foi a do jovem, que teve que colocar os móveis para o alto para tentar salvá-los. Em um vídeo, ele mostra a altura da água no terreno.

Sua tia, que mora na casa ao lado, também teve perdas. A família abriu uma vaquinha online para arrecadar dinheiro para repor os prejuízos.

“Obrigado a todos que estão mandando mensagem, estou bem. Cheguei em casa e estou ajudando minha tia e botando meus móveis para o alto também. Deus sabe das coisas”, escreveu.

“Depois de um dia desse, olha como está o quintal da minha tia. Tudo alagado. Está tudo para o alto, mas Deus sabe das coisas”, lamentou, sem perder a fé.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram