Nossas Notícias

Rio Negrinho: produtos apreendidos pela Anvisa no Rio de Janeiro serão incinerados em empresa nesta quarta-feira


Rio Negrinho receberá nesta quarta-feira (21), pela primeira vez, uma ação de incineração de produtos apreendidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os trabalhos acontecerão em uma empresa especializada no tratamento de resíduos sólidos.

Na oportunidade será dada a destinação final de produtos irregulares sem registro, sem procedência segura e de uso proibido no Brasil, como itens de uso odontológico, agulhas, seringas, tesouras, pinças, medicamentos de uso controlado, suplementos, óleo de canabis e cigarros eletrônicos, por exemplo.

Giulio Cesare da Silva Tartaro, servidor da Coordenação Estadual de Santa Catarina da Anvisa, salienta que uma das missões da agência é proteger e promover a saúde da população, mediante a intervenção nos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos e serviços sujeitos à Vigilância Sanitária.

“A Anvisa é quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras. Dentre elas, destaca-se o controle de entrada de produtos importados, trazidos por empresas, despachantes aduaneiros ou pessoas físicas”, cita.

Ele diz também que existe um trabalho em especial das equipes da agência nos aeroportos internacionais, quando realizam inspeções e vistorias de bagagens dos passageiros que retornam de destinos internacionais e podem ser abordados.

“Assim como a Receita Federal, o Ministério da Agricultura, a Polícia Federal e outros órgãos realizam inspeções, a Anvisa também fiscaliza produtos de saúde, medicamentos, cosméticos e demais produtos que sejam trazidos nas malas dos viajantes”, detalha.

No caso dos produtos que serão incinerados em Rio Negrinho, os mesmos foram apreendidos no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro (RJ).

“São itens proibidos ou irregulares, que portanto não podem ingressar no país, pois oferecem riscos à saúde humana em geral e após retidos são armazenados em áreas específicas para posterior destinação adequada”, explica.

“Um lote desse material, que foi acumulado desde a época da pandemia, contendo produtos diversos, passará pelo processo de incineração na empresa, que possui a necessária certificação ambiental e atende todas as exigências sanitárias”, comenta ainda.

Além de uma equipe mista de fiscais sanitários, supervisionada por ele, vão acompanhar o procedimento dois servidores da Vigilância Sanitária de Rio Negrinho, designados pelo Secretário de Saúde Rafael Schroeder.

“Essa é a primeira vez que ocorre esse tipo de ação em Rio Negrinho, sendo também uma experiência inédita para os profissionais envolvidos e que destaca a relevância do papel de fiscalização sanitária”, encerra.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram