Nossas Notícias

Rio Negrinho: “caí em um golpe e fui até ameaçada por pessoas que acreditaram em falsas publicações em meu nome”, relata seguidora 


RIO NEGRINHO. As últimas horas tem sido bastante desafiadoras para Egide Caroline. Bastante nervosa, ela procurou a reportagem aqui do Nossas Notícias para relatar os detalhes de um golpe que caiu pela internet. 

Ela registrou um Boletim de Ocorrência ontem (20) mas a situação se tornou tão grave que chegou a receber ameaças de pessoas que acreditaram em postagens feitas em seu nome e em um vídeo que gravou acreditando estar conversando com uma amiga com quem trabalhou na Artefama, em São Bento do Sul. 

E é por aí que começa sua história. Segundo Egide, essa ex-colega de trabalho lhe enviou mensagem no Facebook. 

“No Facebook dela começaram a aparecer publicações dizendo que era possível investir um valor e receber o dobro. Na noite de segunda-feira (19), recebi uma mensagem da conta dessa amiga e acreditei que estava falando com ela. Conversamos e comentei que não tinha como fazer o depósito do valor necessário. E então, foi dito que não tinha problema, que por confiar em mim, ela faria o investimento e eu devolveria quando recebesse a quantia com a correção. Foi pedida minha chave PIX e tudo e eu passei, pois era uma pessoa que confiava bastante”. 

Porém, logo depois Egide descobriu que a história  não passava de um golpe e que a amiga também tinha tido seu Facebook invadido. Ou seja, ao contrário do que ela pensava, as conversas na verdade haviam acontecido com um golpista. 

Como se não bastasse, antes de descobrir que havia caído em um golpe, o golpista, usando a identidade de sua amiga, pediu que Egide gravasse um vídeo fazendo uma espécie de “propaganda” do “programa de investimento”. 

“Como achava que era minha amiga falando, gravei. Até porque disse que só iria publicar quando eu recebesse o valor com o dobro do investido. E como confiava nela, não vi problema”. 

Nisso, a rio-negrinhense contou que acabou dormindo e na terça (20), por volta das 15h, recebeu a mensagem daquela que acreditava ainda ser a sua amiga. 

“Recebi novamente uma mensagem da conta dela, informando que o investimento tinha dado certo e que o valor já tinha caído na minha conta. Ela perguntou se tinha recebido e eu disse que não. Então me disse que tinha identificado o problema que impediu que recebesse e que eu deveria  colocar o número de celular no meu Facebook, pois assim o dinheiro ia cair na minha conta na hora. Fiz como ela pediu, recebi um SMS no celular, com um código confirmando a informação que havia sido acrescentada. Inclusive, como me pediu, repassei esse código pra ela”. 

Quando tudo se tornou um tormento

Egide contou que já na sequência percebeu que seu Facebook e Instagram haviam sido bloqueados. Assim, ela não conseguiu mais ter acesso à suas próprias contas. 

“Logo uma amiga mandou mensagem no meu WhatsApp querendo saber mais sobre meus investimentos. Logo recebi mensagem de outra amiga, querendo saber que horas ia cair o Pix, pois tinha visto minha publicação – que era falsa – , tinha feito um investimento de R$ 300 e aguardava os cerca de R$ 1,2 mil prometidos. Então mostrei pra elas e pra todos os que vem me procurando, que caí em um golpe”. 

Porém, nem todos acreditam e Egide inclusive já foi ameaçada por pessoas que acreditaram nas falsas publicações em seu nome e que agora exigem o valor prometido. 

“Não tenho culpa, caí num golpe. Peço desculpas a todos que acreditaram e fizeram depósitos,  pensando que teriam algum lucro. Quem quiser pode entrar em contato comigo pelo WhatsApp 47991301682. Peço que quem caiu nesse golpe, faça o Boletim de Ocorrência na Delegacia, pois quanto mais gente fizer, mais esperanças podemos ter de descobrir quem fez isso”. 

Conforme ela, várias outras pessoas -inclusive amigas – caíram no golpe através do perfil falso da própria Egide e de outras pessoas que também tiveram suas contas afetadas nas redes sociais. 

“É uma situação muito séria. Mandaram até mensagem para o meu pai, pedindo dinheiro. Ele não caiu porque desconfiou da forma que as mensagens estavam escritas e me chamou no WhatsApp para confirmar”. 

O que diz o delegado 

A reportagem aqui do Nossas Notícias conversou com o delegado Rubens Passos de Freitas, que orientou sobre como os internautas podem se prevenir desse tipo de golpe. 

“Jamais se deve passar qualquer código de confirmação de WhatsApp, Facebook ou Instagram para quem quer que seja, pois assim os golpistas tem conseguido acesso às contas”.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram