Nossas Notícias

Focos de dengue disparam em São Bento do Sul


São Bento do Sul está em alerta com a situação crítica que a dengue vem empregando em todo o estado. Até agora, somente neste ano, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde identificou 20 focos do Aedes Aegypti, sendo que em 2023, no mesmo período, foram 13 focos apontados. Dois casos já foram confirmados, entretanto, são pessoas que vieram de outras cidades.

Para conscientizar a comunidade da gravidade da dengue e como evitar que o mosquito contamine as pessoas, o departamento de combate realiza diversos trabalhos educativos, preventivos e age na identificação de possíveis criadouros, como explica a diretora do Centro de Vigilância à Saúde, Silvana Maria Bianco Bauer.

“Os agentes de endemia estão trabalhando direto para conter a infestação”, disse. 

Silvana ainda pede a colaboração dos munícipes no combate ao mosquito, pois a situação se agrava a cada dia com os focos surgindo em diferentes pontos da cidade .

“Olhe em volta da sua casa e no seu trabalho. Veja se há algum recipiente que possa acumular água. Limpe os potes de comida dos animais e não deixe piscinas sem manutenção. A dengue mata”, completou.

Vacinação contra a dengue

Conforme informações divulgadas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina (Dive), o Ministério da Saúde (MS) revelou na última quinta-feira (8), que o estado de Santa Catarina não vai receber doses da vacina contra a dengue nesta primeira remessa, devido a quantidade limitada de imunizantes disponíveis. Não há previsão de quando as doses irão chegar.

De acordo com a Nota Técnica do MS, “a distribuição das doses nos municípios foi determinada com base em três critérios principais: o ranqueamento das regiões de saúde e cidades, o quantitativo necessário de doses para a população-alvo conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante) e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município”.

Desta forma, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) aguarda novas informações do Ministério da Saúde acerca do envio de doses ao estado.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram