Nossas Notícias

Rio Negrinho: Academia de Letras homenageia legado de Herbert Persuhn

RIO NEGRINHO. Reconhecido como uma das lideranças do Distrito de Volta Grande, no interior da cidade, Herbert Persuhn faleceu nesta manhã (13), em sua casa.

Ele, que sofria de problemas cardíacos, chegou a ser socorrido pelo SAMU e foi levado ao hospital, mas já sem vida.

Aos 69 anos, deixou enlutados: esposa, 4 filhos, 6 netos, genros e nora, além de demais parentes e amigos.

Em sua vida desenvolveu várias atividades e também foi um reconhecido parceiro da igreja católica e do Seminário São José em especial.

Cleverson Vellasques, presidente da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina seccional de Rio Negrinho, lembrou que Persuhn foi citado no livro Belezas de Rio Negrinho – escrito por ele, com a colaboração de Lia Schoeffel, Márcia Cristofolini e Solange Tureck Schier.

Ele também enviou à reportagem aqui do Nossas Notícias uma homenagem póstuma à Herbert, que escreveu em nome da ALBSCRN.

“Na despedida de uma figura tão emblemática quanto Herbert Pershun, nos reunimos não apenas para lamentar a perda, mas para celebrar a magnitude de uma vida plena de contribuições marcantes. Herbert, uma alma pioneira cuja paixão e dedicação transcenderam o habitual, deixou um legado inesquecível que ressoa não só em Rio Negrinho, mas em cada coração que teve a fortuna de cruzar seu caminho.

Desde as vibrantes corridas de cavalo, que evocam a memória de tempos idos, até o cultivo diligente da terra que alimentou corpos e almas, Herbert foi um verdadeiro maestro da comunhão e do espírito comunitário. Sua serraria não apenas moldou a madeira, mas também os sonhos de muitos, transformando matéria bruta em esperança e sustento.

Através de seus empreendimentos agrícolas, Herbert não apenas plantou sementes na terra, mas também semeou otimismo e perseverança no coração de sua comunidade. Cada haste de bambu, cada grão de feijão e cada espiga de milho eram testemunhas de seu comprometimento inabalável com a prosperidade compartilhada.

Em uma homenagem póstuma, nos unimos a Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina seccional de Rio Negrinho para eternizar a memória de Herbert Pershun.

Seu nome, agora imortalizado nas páginas da história e nas linhas de “Belezas do Negrinho”, continua a inspirar não apenas aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo, mas também as futuras gerações que encontrarão em sua história um farol de inspiração.

Que este adeus não seja visto como um ponto final, mas como uma vírgula em uma narrativa contínua de influência e inspiração. Herbert Pershun, embora fisicamente ausente, permanecerá sempre um gigante entre nós, cujo espírito indomável continua a guiar, iluminar e enriquecer nossas vidas.

Aos familiares, amigos e toda a comunidade de Rio Negrinho, oferecemos nossas mais profundas condolências e compartilhamos a saudade de uma alma verdadeiramente magnífica.

Que sua jornada além seja tão repleta de alegria e amor quanto a vida que ele tão generosamente compartilhou conosco”.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram