Nossas Notícias

São Bento do Sul: “quando o Museu reabrir, pela primeira vez estará conforme tudo que precisa ter”, destaca presidente da Fundação Cultural


SÃO BENTO DO SUL. O Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolf está passando por uma revitalização, num investimento de R$ 276.929,89, por parte da prefeitura e contribuição do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL). As mudanças, tanto internas quanto externas, garantem mais segurança para os visitantes e obras em exposição.

A revitalização melhorou a estrutura do casarão, que estava danificada devido à umidade.

“A obra era para ter terminado em meados de abril de 2023, mas infelizmente, como se trata de uma construção antiga, quando foi mexer encontrou uma viga importante para a estrutura, bem comprometida”, comenta a diretora-presidente da Fundação Cultural, Barbara Silva.

“Para arrumá-las tivemos que buscar aditivos de contrato, pedir nova autorização para a Fundação Catarinense de Cultura, receber a orientação e autorização para mexer na viga, que até então não estava no projeto. Também tivemos que esperar a parte afetada pela água secar totalmente para não causar novos danos”, completa.

Além da estrutura, a obra contemplou reparos no telhado, calhas, vigas internas, esquadrias, infiltrações e outras melhorias, pois o imóvel é tombado, e os serviços devem ser feitos com maior cuidado. Esses reparos já estão feitos, agora, para finalizar a revitalização falta só a pintura externa e interna. A pintura será feita com um material específico para imóveis mais antigos, como o caso do casarão. 

“Buscando estudos mais específicos sobre conservação de patrimônio histórico, percebemos que hoje há necessidade de uma tinta diferente, uma tinta mineral, específica para esse tipo de imóvel e agora estamos finalizando a documentação da pintura do Museu”, explica. 

Acervo

As peças do Museu Municipal serão reorganizadas. A diretora-presidente da Fundação Cultural ainda comenta que o acervo vai ser reorganizado.

“Agora temos um plano museológico para trabalhar. Quando o Museu reabrir, pela primeira vez ele estará nos conformes de tudo que um Museu precisa ter. Isso abrange a parte de cuidado com a peças, organização das peças e atendimento.”

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram