Nossas Notícias

Jovem de Rio Negrinho conta como é ser voluntária da Cruz Vermelha no Mato Grosso do Sul


Há dois meses a rio-negrinhense Luana Cristina Bagattolli, de 29 anos, teve uma oportunidade para a qual se lançou com carinho: ser voluntária da Cruz Vermelha, organização reconhecida em todo mundo.

Filha de Walter Luiz Bagattolli e Kelli Juliana A. De Liz Bagattolli, ela já residia em Campo Grande (MS), onde passou a atuar na ong.

Demonstrando muita satisfação com a nova função, ela concedeu uma entrevista especial à reportagem aqui do Nossas Notícias e com suas palavras, temos certeza que além de nos enriquecer ao compartilhar sua experiência, também vai inspirar muita gente. Confira!

Nossas Notícias – O que é a Cruz Vermelha?

Luana – É a principal instituição de ajuda humanitária do mundo, ou seja, a sociedade é impactada positivamente através da ação dos voluntários na realização de campanhas, ações de conscientização, cursos de formações – como em Primeiros Socorros – e várias outras atividades no objetivo de atenuar o sofrimento humano, sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política.

Nossas Notícias – Por que você decidiu por esse trabalho voluntário?

Luana –
Minha admiração e curiosidade pelo voluntariado me acompanha desde criança, com minhas referências familiares. Então quando de fato tive as primeiras oportunidades, agarrei com dedicação.
O voluntariado sempre foi muito gratificante para mim, tenho orgulho de falar a respeito, pois aprendi que é uma oportunidade de ser eu mesma, com minhas virtudes e defeitos. É um trabalho que quanto mais você se entrega, mais você recebe em forma de gratidão alheia. Senti e sinto até hoje o significado de reconhecimento além do financeiro, porque quando você dá seu melhor, ajuda o próximo, e ao mesmo tempo se desenvolve, fortalece o networking e se permite aprender com cada situação. É leve e simplesmente faz sentido para mim.

    Nossas Notícias – Há quanto tempo você atua na Cruz Vermelha?

    Luana – Em 2019, tive a oportunidade de ser voluntária na Cruz Vermelha Brasileira – Filial Paraná e foi onde tive o primeiro contato com a organização. Mas foi somente em novembro de 2023, já residindo em Campo Grande, que abracei a chance de desenvolver um projeto pessoal que, naquele momento, era exatamente o que a equipe precisava, e aí uma oportunidade seguiu a outra. Diante disso, posso tranquilamente dizer que os últimos 2 meses tiveram um impacto tão imensuravelmente positivo que sinto como se pertencesse a isso a vida toda. E assim desejo que seja!

    Nossas Notícias – Para você como está a vida atualmente?

    Luana – Estou vivendo um momento em que mesmo diante de grandes desafios pessoais, meu companheiro, minha família e meus amigos estão ao meu lado para me ajudar a reconhecer e acreditar no quanto sou capaz, ao lado de pessoas incríveis.

    Nossas Notícias – Como é o teu trabalho aí, tua função e o que você tem aprendido?

    Luana – A relação entre a Cruz Vermelha Brasileira – Filial Mato Grosso do Sul, começou com uma conexão especial entre dois projetos que se complementaram. Primeiro teve minha vontade pessoal de compartilhar meu conhecimento das plataformas do Governo Federal às pessoas com mais dificuldade de aprendizado tecnológico, através do Projeto de Alfabetização Digital que iniciará no dia 20 deste mês.

    Como falei, uma oportunidade trouxe a outra, pois com o processo de reestruturação da Filial de Mato Grosso do Sul, pude oferecer toda minha dedicação à função de Secretária Geral Estadual, unindo meu conhecimento administrativo, comunicativo e resolutivo às responsabilidades que o cargo exige, além de todas as rotinas que me identifico, vontade de aprender, ensinar e, acima de tudo, ajudar.

    Tudo que aprendi até hoje foi através do voluntariado que exerci na Organização Local de Joinville (SC) – em outra organização – e com o que venho desenvolvendo aqui da CVBMS.

    Hoje – e falo com gratidão – que a dedicação que coloco em tudo que faço tem uma forte base na educação que recebi de meus pais – no dedicar, conversar, ajudar e estar ao lado de quem amamos, mesmo distantes. A iniciativa de me entregar ao que acredito fica ainda mais leve quando se tem apoio e pessoas que acreditam em você e no que você é capaz.

      Nossas Notícias – O que mais te marcou em tua atuação voluntária?

      Luana – Embora clichê, posso afirmar que não há “pouco tempo” que defina quando algo acontece com intensidade e com propósito na minha vida. Isso porque em um período de muita fragilidade, com muito apoio emocional, acreditei em mim mesma, o que me abriu portas. Ter ao meu lado pessoas que me permitem ser quem sou, respeitam minhas limitações e compartilham boas energias comigo diariamente é incrível!

      Nossas Notícias – Além da Cruz Vermelha, quais são tuas outras atividades?

      Luana – Idealizei a Think Soluções Administrativas, um negócio que me permite proporcionar tudo o que sei, nas mais diversas áreas, e o que gosto de fazer aos serviços que pessoas físicas e jurídicas justamente precisam. Nesse contexto, sou responsável pelo departamento de processos de uma contabilidade, além das rotinas administrativas e da minha graduação em Administração, que ainda está em andamento.

      Nossas Notícias – Uma mensagem para Rio Negrinho e seguidores aqui do Nossas.

      Luana – Primeiramente agradeço à oportunidade de compartilhar algo tão especial da minha vida com vocês. Portanto, quero dizer que a distância não impede que as pessoas façam o que está no coração, então estamos à disposição a quem quiser se oportunizar e fazer parte conosco, nos ajudar da forma que puder, com o tempo que puder, mesmo de longe, pois há muitas necessidades cuja satisfação vem só da vontade de ajudar.

      A melhor forma para isso acontecer é conhecendo. Então nossos contatos são pelo Instagram @cruzvermelhams, WhatsApp (67) 4042-7022, site www.cruzvermelhams.org.br e nosso Aplicativo “Cruz Vermelha Brasileira MS”, disponível para Android e iOs. Fico à disposição para recebê-los

        Share on facebook
        Facebook
        Share on whatsapp
        WhatsApp
        Share on telegram
        Telegram