Nossas Notícias

Rio Negrinho: projeto “O Poder da Dança” oferece aulas gratuitas a partir do dia 20

Foto: Katia de Oliveira/Nossas Notícias

RIO NEGRINHO. Contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo, o projeto “O Poder da Dança” vai oportunizar, a partir do dia 20, um sábado, aulas gratuitas de Pole Dance, Stiletto, Dança do Ventre e Hip Hop para crianças e adultos.

As aulas serão ministradas no Natya Studio, localizado na rua Roberto Martin, no centro, próximo ao semáforo da Willy Jung. As inscrições já estão abertas e para garantir a vaga é necessário entrar em contato no WhatsApp (47) 992771931 ou nas redes sociais do @natyastudio e @vanesssalimadance.

Por se tratar de um projeto que recebe recursos do Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo, o foco de atendimento serão pessoas de baixa renda comprovada, negros, indígenas e pessoas com deficiência visual e auditiva.

Os horários das aulas, sempre aos sábados, serão: Hip Hop Adulto às 9h; Hip Hop Infantil às 10h; Pole dance 1 às 13h30; Pole dance 2, às 14h30; Stiletto às 15h30 e Dança do Ventre às 16h30, explica Vanessa Ferreira de Lima.

“Nossa participação no edital toma como base a vontade de fomentar a dança na cidade. Principalmente porque eu venho dessa área, fui para Curitiba estudar, fazer a faculdade de dança para desenvolver isso e quero trazer um pouco desse conhecimento, dessa oportunidade que eu tive lá fora para o pessoal daqui, fazendo crescer a dança em geral. E com meu foco nas minhas aulas de Hip Hop e a Vanessa com as outras aulas dela”, explica Ian Kmiecik Teixeira, o Ianzito, parceiro de Vanessa no projeto.

“Também porque eu vivo da dança hoje e a lei surgiu para auxiliar os artistas. Ainda mais porque a gente veio a abrir o estúdio durante a pandemia. Essa lei veio realmente para dar um auxílio para os artistas e também é uma oportunidade para pessoas que não tem condições financeiras de praticar algumas atividades realizadas de forma paga. Por isso considero que hoje a lei Paulo Gustavo é super necessária”, defende.

Ela explica ainda que as aulas que ministrará – de pole dance, dance de ventre e Stiletto – tem como foco o público a partir dos 16 anos. Já as aulas de Hip Hop serão para crianças entre 7 e 10 anos, na categoria infantil, e a partir dos 11 anos para a categoria adulta.

Ainda sobre a contemplação através da Lei Paulo Gustavo, a dupla afirma que, por ser a primeira vez que estão participando, tudo ainda é experimental, mas que estão confiantes de que tudo vai dar certo.

“Estamos felizes por nosso projeto ter sido selecionado. Além disso, é uma iniciativa muito necessária porque a dança é meio esquecida, a dança como a arte como um todo ainda não é muito lembrada. Também existe a questão que há muito tempo estamos sem ter alguma aula de graça aqui na cidade”, citam.

Também para a participação no projeto um dos critérios no primeiro momento é que os interessados possuam uma renda de menos de um salário mínimo por pessoa da familia.

“Se não fechar as vagas, a gente vai selecionar aqueles que tenham um salário-mínimo, mas essas informações serão todas confirmadas quando os interessados realizarem seus cadastros”, aponta a dupla.

Ao todo o projeto ofertará 44 vagas, distribuídas entre as modalidades oferecidas.

Sobre o trabalho na academia, Vanessa destaca que as aulas começaram há cerca de dois anos, sempre no período noturno e que a intenção para esse ano é expandir horários para a comunidade. As aulas de Hip Hop, por sua vez, começaram na metade do ano passado.

“Esperamos que as pessoas tenham esse primeiro contato, aos pouquinhos e acredito que logo elas vão saber que na academia vai ter um lugar para dançar”, citam.

Acessibilidade

“A lei Paulo Gustavo foca muito na acessibilidade, nos PCDs e vamos também estar contratando uma intérprete de libras para poder ter mais contato com os alunos que necessitarem”, acrescenta Vanessa.

Além das aulas, o projeto prevê, em uma segunda etapa, também a participação dos integrantes em uma Mostra de Dança, transmitida em uma live nas redes sociais.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram