Nossas Notícias

Rio Negrinho: “me superei e realizei um sonho”, conta Eliane Ribeiro, após participar da São Silvestre em São Paulo

A rio-negrinhense Eliane Ribeiro, de 52 anos, marcou presença, no último dia de 2023, na Corrida de São Silvestre, em São Paulo (SP). Ela foi acompanhada de outros dois participantes mais que especiais: seus irmãos Cláudio e Ademir, que também são seus sócios na Academia Training.

Segundo contou à reportagem aqui do Nossas Notícias, a motivação para participar pela primeira vez da prova que reúne atletas de todo o planeta, foi buscar se superar e ao mesmo tempo realizar um sonho.

“Desde que começamos a correr com nossos alunos na academia, sempre comentávamos, de como seria maravilhoso participar”, disse.

Ela falou que foram inclusive realizadas algumas reuniões com o objetivo principal de levar o grupo de corrida da Academia para a competição.

“Mas a demanda de trabalho dificultou a realização deste projeto e como não tinha knowhow, resolvi participar e convidei meus irmãos. Também conheci o funcionamento do evento, para repassar e inspirar nossos alunos”, detalhou.

Ela explicou que começou a treinar em janeiro de 2023 e que avançou para uma forma mais rigorosa, em maio.

“A partir daí, foram treinos alternados com fortalecimento, mobilidade e alongamento, seguindo até a última semana de dezembro, que precedeu a prova”.

Sobre a experiência, ela disse que foi simplesmente maravilhosa.

“Foram momentos marcantes. Não como não se emocionar com a largada, a sensação de fazer parte de um evento de tamanha dimensão, sentir a energia, principalmente nas passagens do túnel, com os atletas vibrando, muitos fazendo festa, com suas fantasias, atletas com restrições físicas se esforçando … Sem contar o público que saiu de casa para assistir, incentivar, aplaudir … e você estar fazendo parte de um espetáculo, se sentindo bem em poder dar o meu melhor naquele momento”, descreveu.

Ela também falou sobre o aprendizado com a prova.

“Não é um ‘bicho papão’, como muitas vezes pensamos. Aprendi que sempre podemos mais do que imaginamos. Meu objetivo foi cumprir a prova sem ‘quebrar’ e consegui fazer os 15 quilômetros em 1 hora 46 minutos. Na classificação geral fiquei na posição 2.564 e em 265 na minha categoria”.

Para este 2024, ela adianta que pretende participar de outras corridas, tanto em Rio Negrinho e região, como também no Circuito Unimed e no litoral.

“Correr é meu estilo de vida, é onde encontro o equilíbrio entre corpo mente e espírito”.

A pedido de nossa reportagem, ela deixou algumas dicas para quem já corre e para quem deseja começar a correr.

“Para quem já corre, digo: não pare. Vá além, ouse aumentar seus percursos e seus desafios, mas sempre com critérios, com atenção ao seus limites. Para quem quer começar, recomendo que não deixe para amanhã ou segunda, comece ‘hoje’ , primeiro com caminhada e vá progredindo até começar a correr. Tanto para quem já corre ou quem quer começar, o importante é ter o acompanhamento de um profissional de Educação Física com conhecimento e experiência em corridas, bem como estar com seu check-up em dia”, encerrou.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram