As luzes e a magia do Natal já começaram a circular pelos trilhos do Paraná e Santa Catarina.
A Rumo, maior concessionária de ferrovias do país, em parceria com o Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), está terminando a passagem do Trem de Natal, chamado por muitos de “Maria Fumaça iluminada”.
A ação começou dia 6 e conforme a programação divulgada pela organização, segue até este sábado (23), com as últimas paradas em São Bento do Sul, às 19h30 na Estação de Rio Vermelho; às 20h na Estação de Serra Alta e às 21h30 na Estação de Rio Negrinho.
Nesta quinta (21), o Trem do Natal passa em São Francisco do Sul e Araquari e na sexta em Joinville, Guaramirim e Jaraguá do Sul. O trem já passou por Lapa, Ponta Grossa, Balsa Nova, Araucária, Tatuquara, Iguaçu, Almirante Tamandaré, Curitiba, Antonina, Morretes, Paranaguá, Pinhais, Rio Negro, Mafra e Corupá.
A Maria Fumaça modelo Mallet 204 foi fabricada em 1950 e é a única em circulação na América do Sul. O veículo foi iluminado com 800 metros corrido de mangueiras de luzes de led.
Em todas as paradas da locomotiva histórica há a presença do Papai Noel e seus duendes. E sempre antes da chegada do trem, a população pode conferir gratuitamente as apresentações de orquestras ou grupos locais.
“O programa Rumo ao Natal tem como objetivo mostrar a importância da data para todas as famílias. A passagem da locomotiva é aguardada anualmente por diversos moradores dos municípios da Malha Sul. Sempre recebemos mensagens da população em nossas redes sociais perguntando quando o trem iluminado começará sua viagem. A concessionária se sente honrada em poder proporcionar à população momentos inesquecíveis de lazer, alegria e cultura”, afirmou Rodrigo Machado Thomaz, gestor de Sustentabilidade da Rumo.
Cuidados e segurança
Para que todos possam assistir à passagem do Trem de Natal 2023 em segurança seguem alguns cuidados essenciais:
• Mantenha distância segura de 15 metros da linha férrea antes, durante e após a passagem do trem
• Escolha um local seguro para registrar suas selfies e imagens
• Nunca tente tocar ou subir nas locomotivas ou vagões, mesmo que estejam parados
• Atenção redobrada às crianças. Pais e responsáveis devem mantê-las em segurança
Interaja nas Redes Sociais
Para dar visibilidade para essa ação especial, a concessionária convida os moradores para compartilharem seus registros no Trem de Natal.
Para isso, basta postar fotos nas redes sociais com as hashtags #TremdeNatal2023 e #RumoaoNatal e mencionando nos stories de Instagram a @rumologística e @abpf_regionalsul da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).
Sobre a Rumo
A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem.
A companhia opera 9 terminais de transbordo, está presente em quatro portos e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.
A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. A Rumo está presente na 18ª carteira do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que reconhece as empresas que são referências em práticas ESG.