RIO NEGRINHO. A Polícia Militar divulgou um balanço com os resultados dos programas preventivos neste 2023. O relatório foi publicado nesta quarta (13), e enfatiza a ampliação desses trabalhos bem como a busca por uma maior participação e interação junto à comunidade.
Rede de Vizinhos
A Rede de Vizinhos foi ampliada para um total de 20 redes, totalizando 751 participantes. Foram formadas no decorrer do ano 4 novas redes, com previsão de pelo menos mais 4 redes, às quais há interesse da população para 2024.
“O objetivo é ampliar para que todos os bairros da cidade tenham uma Rede formada, visando à diminuição dos crimes contra o patrimônio, como os furtos e roubos, e ainda aumentado a participação da população juntamente com a Polícia Militar na manutenção e segurança da vizinhança no bairro”, destacou o comando da corporação,
Rede de Segurança Escolar
A PM enfatizou também que a Rede de Segurança Escolar teve um ano movimentado, principalmente após a situação de ataque na creche em Blumenau.
Foram atendidos durante o ano um total de 9.277 alunos, realizadas 200 visitas preventivas, 3 consultorias preventivas, 4 palestras sobre o Protocolo Fugir, Esconder e Lutar para todos os profissionais da educação municipal, estadual, particular e uma exclusiva para a Apae do município.
Além disso, foram realizadas 4 palestras sobre questões de violência nas escolas e prevenção para alunos do ensino médio de dois colégios estaduais; uma roda de conversa sobre a profissão Policial Militar, para alunos do maternal e jardim de um CMEI; além da participação da PM em sessões cívicas, mostras de ciências, evento alusivo ao dia do estudante.
Também houve uma visita no quartel, onde foram recepcionados os adolescentes acompanhados pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social). Eles assistiram a uma palestra sobre a profissão de policial militar e formas de ingresso na corporação.
Rede de Segurança Rural
A Rede de Segurança Rural está contando com 130 integrantes ativos no programa, além de um grupo de WhatsApp em funcionamento há mais de três anos.
No decorrer do ano, conforme a PM, também foram cadastradas novas propriedades rurais aumentando a abrangência da área que faz parte do programa, onde são realizadas visitas preventivas aos participantes, além de estar sendo feito mapeamento de todas as propriedades cadastradas facilitando sua localização e traçado rotas (mapas) de vigilância durantes as rondas preventivas.
Rede de Segurança Comercial
Na Rede de Segurança Comercial foram refeitos os cadastros dos interessados em participar da rede totalizando 104 comércios cadastrados, onde foram realizadas visitas preventivas no decorrer do ano, frisado a importância da placa de identificação no comércio onde tivemos maior aderência e maior divulgação do programa.
Rede Catarina de Proteção à Mulher
A Rede Catarina de Proteção à Mulher atendeu 122 mulheres com medidas protetivas, realizando 310 visitas até novembro, incluindo visitas aos ofensores.
Foi destacado maior tempo de vigência das medidas protetivas com maior permanência dentro do programa, muitas delas ultrapassando mais de um ano de atendimento.
A grande maioria das assistidas baixou o aplicativo PMSC Cidadão e obteve o botão do pânico como ferramenta a mais na segurança. Seis palestras sobre o programa foram ministradas em escolas, Câmara de Vereadores e hospital, em parceria com o Projeto “Por Elas” visando a conscientização e a prevenção da violência contra a mulher.
Proerd
O Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – atendeu durante o ano 22 turmas, abrangendo 420 alunos do 5º ano do ensino fundamental e totalizando 12.653 alunos atendidos pelo programa desde o início das atividades na cidade, há alguns anos.
“A Polícia Militar de Rio Negrinho agradece a participação da comunidade nos programas preventivos, que são fundamentais para a promoção da segurança pública no município, permanecendo à disposição para eventuais dúvidas acerca da inclusão nos programas”, finalizou a corporação em texto oficial.