Nossas Notícias

Rio Negrinho: exposição tem escultura construída em projeto entre Valdemar Staffen e alunos da Escola Marta Tavares; visitação é aberta à comunidade


RIO NEGRINHO. Quem passar pela Mostra de Artes Plásticas da Associação Rio Negrinho de Artistas Plásticos (Arnap) irá se deparar, entre as demais obras expostas, também com uma “vaquinha” criada pelo artista Valdemar Staffen.

A exposição segue aberta à visitação da comunidade no Espaço Cultural da Fundação Municipal de Cultura, no piso superior da rodoviária, até o dia 15 e com entrada franca. O horário é de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h30.

O trabalho fez parte da Mostra do Conhecimento da Escola Professora Marta Tavares, contou com a participação dos alunos da unidade escolar e reproduz a vaca “CowIllusion” de 2011, que participou da Cow Parade Santa Catarina.

“No início deste ano, a diretora Clecy Linzmeyer, pediu para eu apresentar alguns quadros e esculturas para as crianças iniciarem o ano letivo com arte. Pediu também um currículo meu para os alunos me conhecerem. A professora Mariana e 54 crianças dos quartos anos, ficaram interessados em saber o que foi a Cow Parade – Santa Catarina, que eu participei em 2011”, comentou o artista à reportagem aqui do Nossas Notícias.

“Me chamaram para que eu explanasse o que foi o projeto, visto que nenhuma das crianças do quarto ano, havia sequer nascido em 2011. Então me perguntaram se haveria uma forma de viabilizar uma vaca em tamanho natural, para as crianças pintarem. A obra entraria como projeto comemorativo em alusão ao aniversário de 90 anos da escola, comemorados nesse 2023”, lembrou ele.

A CowIllusion, lá em 2011, foi leiloada ao final do projeto e encontra-se em exposição em Jurerê Internacional, Florianópolis (SC).

“Como atividade inicial, os alunos produziram releituras das vaquinhas em desenhos no papel, cada um criando a sua versão da obra. Baseado nesse desenho fornecido pela professora Mariana, modelei uma vaquinha em argila, para a produção de um molde em silicone. Esse material serviu de base para que eu apresentasse uma breve oficina de modelação e confecção de molde para replicar as vaquinhas para as crianças”, detalha Valdemar.

Desse molde, Valdemar reproduziu dezenas de vaquinhas, para atender todos os alunos.

“Após essa etapa, cada criança realizou a pintura com tinta nas vaquinhas em gesso, reproduzindo as artes previamente desenvolvidas no papel. Foram vários encontros até a finalização de todas as pinturas. Como o objetivo era a pintura pelas crianças em uma vaca em tamanho natural, iniciei a confecção da escultura da vaca em aço estrutural, tela, fibra de vidro e resina”, cita.

A parceria com a Magna Compósitos, também de Rio Negrinho, viabilizou grande parte dos materiais para o projeto ser consolidado.

“Com a escultura da vaca pronta, as crianças puderam replicar as suas artes desenvolvidas no papel e nas vaquinhas em gesso sobre essa vaca grande em fibra, resultando em uma arte coletiva repleta de detalhes e beleza”, encerrou.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram