BRASIL. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de tempestade para o Sul do país nos próximos dias, em razão do ar quente, úmido e bastante instável que predomina na região.
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta explicando que nesta quinta (16), um sistema de baixa pressão no Paraguai e o avanço de uma frente fria no oceano canalizam o intenso fluxo de calor e umidade da região amazônica para áreas entre o norte do RS e SC.
Estas instabilidades trazem condições para temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva intensa em todo o estado, porém de forma mais persistente nas regiões de divisa com o RS.
O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos e enxurradas.
A previsão do Inmet é que, hoje (16) e amanhã (17), a instabilidade se mantenha, com novos temporais em áreas dos três estados.
Até amanhã, os maiores acumulados de chuva devem ocorrer entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná, com valores diários acima de 100 milímetros em algumas localidades. Até sábado (18), o volume nestas áreas pode superar 300 milímetros.
Já no sul gaúcho e norte paranaense, não se descartam volumes de chuva pontuais em torno de 50 milímetros e alguns temporais.
Já conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, os mesmos sistemas meteorológicos de hoje (16) continuam atuando no estado, provocando chuvas abrangentes e persistentes também em áreas mais ao sul do Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, além das regiões de divisa com o RS.
A condição para temporais com chuva intensa, ventos fortes e eventual queda de granizo persiste em todas as regiões catarinenses, especialmente no Grande Oeste.
O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos e enxurradas.
A Defesa Civil orienta que, antes das chuvas, a população verifique as condições do telhado de casa e árvores no entorno e adote medidas preventivas caso sejam necessários reparos. Durante as chuvas, a orientação é ficar em segurança, retirando eletrônicos da tomada e fechando bem portas e janelas.
Em caso de emergência, o número do Corpo de Bombeiros é o 193 e o da Defesa Civil, 199.
Via: Agência Brasil