Nossas Notícias

Morre cantor da dupla que compôs ‘Telefone Mudo’

BRASIL. O cantor e compositor João Batista de Oliveira, o Franco da dupla com Montoro, morreu no sábado (4) aos 78 anos. Ele morava em Tupaciguara e foi o compositor de “Telefone Mudo”, sucesso na voz do Trio Parada Dura.

O velório ocorreu neste domingo (05) na funerária Liv. O sepultamento ocorreu às 17h30.

Homenagens

Principal intérprete de “Telefone Mudo”, o Trio Parada Dura prestou homenagem a Franco em uma rede social. O grupo escreveu em publicação no Instagram:

“Nossos sinceros sentimentos a toda família do Franco. Compositor de um dos maiores sucessos do Trio Parada Dura, ‘Telefone Mudo’. Descanse em paz”, publicou o Trio.

Em maio, Franco foi homenageado com a inauguração de um monumento na Expocapitu. A escultura é formada pela representação de um telefone, por causa da canção, e uma viola.

Em nota, a Câmara de Tupaciguara manifestou “o seu mais profundo pesar pelo falecimento” do artista.

Telefone Mudo

Grande sucesso sertanejo, “Telefone Mudo” foi composta por Franco no Bairro Jaraguá, em Uberlândia. Segundo João Batista, a dupla Franco e Montoro tocava em festas promovidas por uma amiga todas as quintas.

Em uma delas, a organizadora da festa atendeu ao telefone e durante a conversa disse para a pessoa do outro lado da linha: “risque o meu nome da sua agenda”. Franco estava perto nesse momento e a frase chamou a atenção.

Na mesma hora pegou um guardanapo de papel e começou a esboçar a letra, com a certeza que tinha ali um grande sucesso. À época, o parceiro Montoro duvidou que a música seria tão conhecida.

Ao voltar para Tupaciguara, João Batista passou cinco dias finalizando a letra e ajustando a melodia. Creditada como de autoria dele e Peão Carreiro, Franco nunca conheceu o “coautor”, que foi colocado como compositor pela gravadora.

Via: G1

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram