Nossas Notícias

Sabrage, sangria do chopp e lançamento da Promoville marcam o início da Festa das Tradições de Joinville

Abertura oficial ocorreu na noite de quarta-feira e o evento segue durante todo o fim de semana com entrada, estacionamento e centenas de atrações gratuitas

Com o objetivo de resgatar e preservar as tradições de seus colonizadores, Joinville está realizando, após 10 anos, a Festa das Tradições, que contou com a abertura oficial na noite de quarta-feira, dia 11. Durante cinco dias, muitas atrações prometem animar e encantar todo o público presente com danças folclóricas, apresentações musicais e recreativas, além da gastronomia típica.

A noite de abertura da Festa das Tradições contou com a presença de entidades tradicionais e autoridades municipais, dentre elas, o Secretário do Turismo e Cultura, Guilherme Gassenferth e o presidente da Câmara de Vereadores, Diego Machado, que fizeram o uso da palavra, ressaltando a importância de resgatar as tradições e culturas trazidas pelos colonizadores alemães, poloneses e italianos, bem como agradeceram o público presente e convidaram todos a prestigiarem a festa durante o fim de semana.

A cerimônia de abertura do evento também contou com a sabragem do espumante e a sangria do barril de chopp, trazendo também apresentações culturais de grupos folclóricos. A noite festiva ainda contou com o lançamento do Instituto de Promoção e Eventos de Joinville, a Promoville que terá a missão de desenvolver e fomentar ações estratégicas nas áreas de promoção turística, eventos e lazer de interesse da cidade. “A Promoville irá gerar agilidade e rapidez, tornando assim possível que festas como essa que estamos hoje, permaneçam no calendário oficial e possam ser realizadas todos os anos, tendo assim autonomia para executar a gestão das ações e captar recursos”, destaca a idealizadora Talita Silva. 

Neste ano, a Festa das Tradições ocorrerá em cinco dias, encerrando neste domingo, dia 15. Durante todos os dias de evento haverá competições típicas de chope em metro e serrador. Além disso, terá gastronomia alemã, italiana, polonesa, brasileira, parque de diversão para as crianças e atividades culturais variadas.

Durante todos os dias, quem for com traje típico irá ganhar o primeiro chopp. O evento é organizado pela TS Eventos e realizado pelo Instituto de Promoção Turística e Eventos de Joinville (Promoville), com apoio da Prefeitura de Joinville. 

Colabore

A Festa das Tradições também será um ponto de coleta onde é possível fazer doações de alimentos, produtos de higiene e roupas. Durante o evento serão coletados donativos que serão entregues a pessoas desabrigadas pela chuva.  

Confira a programação completa 

Programação dia 13/10/2023 – Sexta-feira

18h  – Abertura dos portões

19h  – Banda Alemã

19h15  – Virada da polenta

19h30 – Oficina: Tradição e Cultura Cervejeira de Joinville e Região (Gratuito). Durante o encontro estará  acontecendo  uma Brassagem (produção) de cerveja artesanal com exposição  dos insumos  necessários  para fazer uma cerveja em casa.

20h  – Dança Folclórica Alemã

20h30 – Concurso do Chopp em metro

Programação dia 14/10/2023 – Sábado 

10h  – Abertura do evento

11h  – Campeonato do Chopp em dúzia

11h30  – Banda Família Dal Ponte – Alemão

11h45  – Concurso do Chopp equilibrista

12h30  – Concurso do Serra Tronco

15h45  – Concurso do Chopp em metro

17h  – Banda Italiana

17H45  – Concurso do Vinho gigante

18h30  – Concurso do Vinho equilibrista

19h  – Virada da Polenta

19h30  – Dança Folclórica Italiana

20h  – Dança Folclórica Alemã

Programação dia 15/10/2023 – Domingo

10h  – Abertura do evento

10h30  – Oficina de Brassagem (produção) de cerveja artesanal (participação aberta acompanhada com cervejeiros da ACervA SC e plantadores de Lúpulo)

11h – Dança Folclórica Alemã

11h30  – Concurso do Chopp equilibrista

11H45  – Banda Alemã

12h30  – Concurso do Chopp em dúzia

15h45   – Concurso do Chopp em metro

18h30  – Concurso do Vinho equilibrista

(obs: programação sujeita a alterações sem aviso prévio)

Agende-se

O que: Festa das Tradições 2023

Quando: De 11 a 15 de outubro 

Onde: Expocentro Edmundo Doubrawa – ao lado do Centreventos Cau Hansen 

Quanto: Entrada Gratuita 

Mais informações pelo Instagram  @festadastradicoes_jlle.

Fotos: Fabiano Graudin (Foto Globo)

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram