Nossas Notícias

Quem é Eraildes Peres de Lima, candidata ao Conselho Tutelar de Rio Negrinho

Nome completo:  Eraildes Peres de Lima, conhecida como “Era”

Idade: 48 anos 

Casada com: Valdir Ribeiro

Mãe de: duas meninas: Fernanda Lima Silva, de 19 anos, e Isabeli Lima Ribeiro, de 15 anos

Profissão em que atua: Conselheira Tutelar 

Formação: Ensino médio completo 

Quais trabalhos já desempenhou ou desempenha na comunidade?

Por 18 anos fui Educadora Social junto ao Abrigo Institucional de Rio Negrinho (Casa Lar), onde sou funcionária efetiva.

Por qual motivo resolveu se candidatar ao Conselho? 

Amor pela causa, pois já atuo com crianças há muito tempo e sendo conselheira tutelar vejo a oportunidade de contribuir com as crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade, para que se faça valer os seus direitos e entendam as suas responsabilidades.

Sobre a eleição

Ao todo são 11 candidatos concorrendo à cinco vagas. São eles: Luana Antunes de Lima Azevedo, Genésio Barboza “Tim Maia”, Sônia Puttkammer, Solange Aparecida Beckert , Mariane Noely Bail da Cruz, Eraildes Peres de Lima, Marcionei Novaes dos Santos, Alessandra Lopes Kanopka, Carlos Alves da Silva, Jardes Alan Adamyk , Heverton Alcides Tureck 

A eleição ocorrerá no dia 1º de outubro e a comunidade poderá escolher os seus candidatos votando em sete locais, conforme decidido pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em conjunto com o CMDCA (Conselho Municipal da Criança e Adolescente). O resultado será divulgado no mesmo dia. 

Locais de votação

Escola Prefeito Henrique Liebl, no bairro Jardim Hantschel; Escola Prefeito Frederico Lampe, no bairro São Pedro; Escola Professora Selma Teixeira Graboski, no Barro Preto; Escola Luiz Bernardo Olsen, no Distrito de Volta Grande; Escola Professor Ricardo Hoffmann, no Industrial Norte; Escola Manuel da Nóbrega, no Centro.

A posse dos cinco primeiros candidatos eleitos que receberem o maior número de votos será em 10 de janeiro de 2024. Conforme estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente, o mandato é de quatro anos.

Além de ter que cumprir alguns requisitos – como ter mais de 21 anos, Ensino Médio completo, residir no município há pelo menos três anos e ter experiência mínima de dois anos na defesa e/ou garantia dos direitos da criança e do adolescente ou curso de especialização em matéria da infância e juventude – os candidatos também passaram por vários processos.

De acordo com o CMDCA, o Processo de Escolha dos Membros do Conselho Tutelar iniciou com 24 inscritos, porém teve uma inscrição indeferida, por candidato que não comprovou um dos itens solicitados no edital, e uma desistência.

Entre os dias 28 de junho e 04 de julho, aconteceu o minicurso preparatório para os candidatos ao Conselho Tutelar, com participação obrigatória (não comparecimento resultando em eliminação dos candidatos ausentes).

Segundo o Conselho, alguns dos candidatos não compareceram ao minicurso e foram eliminados, restando apenas 12 candidatos aptos para realizar a prova, que aconteceu no dia 16 de julho, no EMEJA Professor Alberto Tomelin (Centro de Excelência), das 13h às 17h. A prova foi aplicada pela Amunesc.

Entre os 12 candidatos, apenas 11 atingiram a média e se tornaram aptos a concorrer às 5 vagas para o Conselho Tutelar.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram