Nossas Notícias

Governo do Estado apoia parceria inédita para levar empresas catarinenses ao Canadá

ESTADO. Uma parceria inédita entre Santa Catarina e o Canadá foi anunciada durante o Startup Summit 2023, em Florianópolis, na última semana. Com apoio do Governo do Estado, a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) abriu uma filial no país norte-americano para facilitar a internacionalização de empresas catarinenses e atrair negócios canadenses ao Estado.

Na prática, Santa Catarina agora tem um espaço físico e um CNPJ no Canadá, país que tem uma das maiores aceleradoras de startups do mundo, conforme explica o vice-presidente de internacionalização da Acate, Henrique Bilbao. Essa é a maior parceria que o Estado já fez com outro país.

“Por meio dessas parcerias, fazemos com que o empreendedor tenha um local físico para trabalhar e consiga fazer networking. Isso abre muitas portas”, destaca Bilbao, que também mora no Canadá.

A nova parceria possibilita que uma empresa catarinense tenha simultaneamente uma base fora, e que empresas do exterior tenham também uma base no Estado.

Conforme o secretário de Articulação Internacional do Governo de Santa Catarina, Juliano Froehner, com isso, as companhias poderão explorar o desenvolvimento do que é chamado de “produto global” — que atende todos os mercados.

“Ao desenvolver qualquer tecnologia aqui, para você aplicar esse mesmo produto em outro país, você vai ter que entender a mentalidade desse outro mercado, o que o cliente quer, pra ver se ele vai comprar de você. Às vezes um produto pode ser sucesso em um local, mas lá fora não é, e vice versa. Ao ter mais de uma base, você se força, como empreendedor, a olhar para qual é um produto global, como ele vai ser desejado no planeta inteiro”, explicou Froehner.

SC como referência em internacionalização

Desde 2022, a internacionalização virou prioridade para o setor de tecnologia em Santa Catarina. Por meio de diversas parcerias, o Estado ampliou a sua presença em países como Estônia, Canadá, Colômbia e China, além dos Estados Unidos, onde já existe parceria com um hub de Boston desde 2018.

Além do Canadá, representantes de, pelo menos, oito países vieram a Florianópolis para o Startup Summit 2023: Alemanha, Holanda, Portugal, China, Reino Unido, Israel, Estados Unidos e Emirados Árabes. Durante o evento, também foi anunciada a abertura de um hub de inovação de Santa Catarina na Alemanha.

“Ao trazer empresas do Canadá, Alemanha, Reino Unido, entre outros países, você torna Santa Catarina referência em internacionalização”, destaca ainda o secretário.

Com informações da Acate

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram