RIO NEGRINHO. Na última semana, dentro da programação da Semana dos Núcleos da Associação Empresarial de Rio Negrinho (Acirne), o Núcleo de Recursos Humanos trouxe dicas de saúde mental com a psicóloga Kerlin Chaves Lunzkovski, que abordou o tema em palestra. Ela falou à reportagem aqui do Nossas Notícias sobre quais medidas podem contribuir para a melhoria de nossa saúde.
Segundo Kerlin, para ser obter uma saúde mental mais equilibrada é preciso que as mudanças que queremos implementar em nossas vidas se tornem hábitos.
“Eu consigo fazer pequenos ajustes para se tornar hábito, mas precisa ser todos os dias, em um determinado momento, porque os hábitos não bons já estão ‘embutidos’ em nosso cérebro”, explicou
A especialista enfatizou que os hábitos novos vão sendo modulados e que o processo de mudança leva tempo, mas é preciso começar.
“Só conseguiremos concretizar a mudança com uma rotina frequente”, reforçou.
Ela também destacou que para deixarmos nossa saúde mental em dia, um dos fatores que precisamos observar ser refere ao nosso sono diário.
“Hoje existem muitos distúrbios do sono. Tem pessoas que dormem bem uma noite sim e outros noite não, e isso impacta diretamente em não produzir bem no dia seguinte; com mostras de falta de energia, já que vamos nos desequilibrando, nos tornando impulsivos e até agressivos ao falar com as pessoas. O sono faz uma diferença muito grande na nossa vida, porque ele é reparador. Se você tiver uma noite de qualidade, seu dia seguinte será de qualidade”, disse.
A profissional também sugeriu que observemos outros fatores que possam influenciar em nossa saúde e, de acordo com ela, temos vários pontos a serem considerados como sinais de alerta.
“Uma dor de cabeça frequente pode ser sinal de uma má alimentação e isso pode atingir o emocional, tudo é um conjunto. Temos que cuidar do conjunto”, encerrou.
Confira nossa galeria de fotos: