RIO NEGRINHO. A 2ª Feira de Conscientização da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, marcou a manhã deste sábado (19), no pátio da Matriz Santo Antônio.
O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMPcD), com o apoio da prefeitura e foi aberto à a toda a comunidade.
O dia iniciou com uma série de palestras que abordaram temas relacionados à inclusão e o bem-estar das pessoas com deficiência.
Osmair Vieira, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, falou sobre a atribuição e importância dos trabalhos da entidade. Aceitação e auto cuidado foi o tema abordado por Soraya, psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde. Já Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho foi o tema sobre o qual falou Glademir Bredun Júnior, gerente do Superpão Supermercados.
Na sequência, o público pôde aproveitar várias atividades, que foram: distribuição de chás de ervas medicinais, pela Associação de Moradores do Bairro Vila Nova e Industrial
Sul e aferição de pressão e verificação de HGT (glicose), pela Secretaria Municipal de Saúde.
Também foram divulgadas informações sobre serviços prestados à comunidade, por parte da AssistênciaSocial– CRAS e CREAS.
A Fundação Municipal de Esporte levou o público à praticar atividades vivendo experiências diferentes através do futebol para cegos, por exemplo, onde os participantes precisavam jogar com os olhos vendados, simulando a realidade de uma pessoa que não enxerga.
A distribuição de plantas ficou à cargo da Solida e a distribuição de algodão doce, pipoca e suco, pelos voluntários do Fome de Amor.