REGIÃO. Um “leopardus pardalis”, mais conhecido como “jaguatirica” foi resgatado na manhã de hoje (20), pelo médico veterinário e bombeiro comunitário Stanley Viliczinski.
Ele é especialista também em animais peconhentos e em entrevista à reportagem aqui do Nossas Notícias, contou que tratava-se de um macho adulto, que não é comum na nossa região atualmente.
“Tem alguns nas matas mas é um animal que já está bastante ameaçado, difícil de encontrar. Por isso foi uma perda bem considerável para a fauna. Uma pena perder um bichinho desses, que estava saudável”, falou.
Viliczinski contou ainda que foi acionado por um profissional da Alumivili Metalúrgica, que encontrou a jaguatirica às margens da BR 280, entre Rio Negrinho e Mafra.
“Provavelmente foi atropelado de madrugada”, comentou. Será destinado para estudos, conforme orientações do órgão Ambiental Estadual”, explicou ele, que tem uma parceria com o IMA SC (Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina).
O especialista finalizou lamentando a morte do animal e de tantos outros que diariamente perdem a vida em rodovias do país.