Nossas Notícias

Aos 65 anos, rio-negrinhense vence mais uma corrida: “não quero parecer mais jovem; quero me sentir mais feliz” 

REGIÃO. Aos 65 anos, a rio-negrinhense Denise Tureck venceu na manhã de hoje (20), mais uma corrida. Desta vez foi a etapa da Corrida de Rua da Unimed, em São Bento do Sul. Ela competiu na categoria 5 km, feminino, de 65 a 69 anos e conversou com a reportagem aqui do Nossas Notícias nesta tarde. 

Feliz com a conquista, ela já se prepara para participar de mais quatro corridas até o final deste ano.

“Depois da corrida recebemos massagem e aferição de pressão e glicemia, cuidados da Droga Raia de São Bento. Concluí a corrida com a pressão em 13/7, estou muito feliz!”. 

Ela contou que no dia 7 de setembro participará de mais uma etapa da Corrida da Unimed, dessa vez em Florianópolis (SC). 

“Dia 24 do mesmo mês, vou correr em Balneário Camboriú, na Corrida Brisas, voltada só para as mulheres. E em Rio Negrinho tenho mais duas participações: na corrida da Rede Feminina, em outubro e em dezembro na Corrida Noturna”. 

Empresária, Denise acorda cedo e junto com sua equipe “põe a mão na massa” quando o assunto é o atendimento no Hotel das Araucárias. Mas mesmo assim, reserva um tempo para “envelhecer com saúde”, como diz. 

“Com orientação profissional faço atividade física de segunda a sexta-feira e são todas variadas. Normalmente não corro na rua, porque acho perigoso, tem a questão do trânsito, risco de tropeços e quedas. Então digo que eu não corro, eu treino para corrida! Faço musculação, pilates de aparelhos, pilates de solo, treinamento funcional e corro na esteira, na pista do Campo Municipal e no meu terreno. Poucas vezes corro no asfalto, porque tem também a questão do impacto, que desgasta muito as articulações, e na minha idade é preciso muito cuidado”.

Além dos exercícios, Denise cuida da alimentação, incluindo colágeno, proteínas e vitaminas em geral. 

“Mas tudo é orientado por nutricionista, cardiologista do esporte e endocrinologista. Também faço exames periódicos. Digo que a minha meta é envelhecer com saúde. Minhas atividades físicas e os profissionais são: Sahyanne, Sandra Pilatti, Romerito Trentini, Academia Training e Gustavo Buchinger (personal na Body Wellness)”. 

“Sou bem eclética. Gosto de participar em todos estes grupo, para fazer a rede de contatos. Participo de corrida de rua há 11 anos já. Minha primeira corrida foi justamente a da Unimed, em São Bento do Su. Fui incentivada pela professora Eliane Ribeiro, da Academia Training, onde comecei a treinar e treino até hoje. Tenho muita gratidão a ela sua equipe, assim como a todos os outros profissionais que me assessoram. A nutri Jeanine treml, foi também muito importante, porque ela que me orientou sobre nutrição esportiva”. 

Denise destacou ainda que esses 11 anos foram uma caminhada onde desenvolveu uma consciência corporal, o que faz com que pratique atividades físicas, mas respeitando seus limites. 

“Não vou além, respeito muito os sinais do meu corpo e creio que consigo isto através do autoconhecimento, que é fundamental. Então, com os meus 65 anos, participo das corridas de rua para me divertir, para me sentir mais feliz”. 

“Normalmente sou uma das pessoas mais velhas dos participantes de corridas, principalmente das mulheres, porque tem mais homens acima dos 60 anos que correm. Acho legal e curto muito quando subo no pódio e falo que tenho 65 anos. Vibro muito, mas não quero parecer mais jovem, eu quero sempre me sentir mais feliz. Para isto procuro cuidar, equilibrar o corpo, a mente e principalmente o espírito”. 

Ainda sobre a felicidade de correr, Denise disse que por muitas vezes ouve as pessoas torcendo por ela.

“Quando chego, o narrador diz: ‘e vem ela!’. E no final muitas pessoas, conhecidas ou não, vem me parabenizar. Isto é muito show! Sem falar que às vezes vem alguém e me diz que começou a correr por minha causa.  Isto faz eu me manter ativa”, finalizou. 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram