SANTA CATARINA. Na manhã desta terça-feira (11), um tornado causou destruição na comunidade da Canhada Funda, no interior de Herval d’Oeste, no Meio Oeste Catarinense. Imagens divulgadas pela Rádio Líder FM mostram os efeitos do fenômeno no salão da comunidade.
Uma casa na mesma área também foi parcialmente destelhada. Quatro pessoas moram na residência, mas nenhuma se feriu. A Defesa Civil Municipal forneceu lonas para os moradores protegerem os móveis.
Algumas árvores foram derrubadas no acesso da comunidade, por volta das 7 horas. Segundo a Defesa Civil, não há registro de feridos ou desabrigados até o momento.
Os estragos foram registrados apenas na comunidade de Canhada Funda. Ainda não há informações oficiais sobre a força do vento que atingiu a região.
Conforme o meteorologista Piter Scheuer, o fato ocorreu por conta de uma célula convectiva explosiva, além de chuva de granizo acompanhada de raios. Ainda conforme Piter, ao longo desta terça e na quarta-feira (12) novas tempestades ainda podem se formar na região.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, até a manhã de quinta-feira (13), há indicação de chuva persistente no estado e os acumulados podem superar a casa dos 150 mm. O aviso meteorológico da Defesa Civil foca principalmente nos riscos para as regiões do Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Florianópolis.
Há alertas de temporais, chuva intensa, raios e rajadas de vento. Há ainda risco para ocorrências de alagamentos e enxurradas, assim como ventos intensos e granizo. Essas condições ocorrem pela frente fria e instabilidades na região, que são reforçadas pela formação de um ciclone extratropical, entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A DC alerta também que o ciclone tende a se formar entre hoje (11) e amanhã (12).
A Defesa Civil ressalta que é normal, para essa época do ano, ocorrer a formação de um ciclone por semana próximo à Costa Sul do Brasil. A equipe da meteorologistas da DC acompanha 24 horas por dia, 7 dias por semana a previsão, formação e comportamento dos sistemas meteorológicos que atingem Santa Catarina e, caso seja necessário, a Secretaria emitirá Avisos e Alertas para a preparação e resposta a possíveis ocorrências.
Com informações SCC, ND+ e Defesa Civil