Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Rio Negrinho: projeto social capacita crianças e jovens a trabalhar com edição de vídeos

RIO NEGRINHO. O projeto “Oficina de Vídeo” é uma iniciativa colocada em prática em março de 2018 na Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Henrique Berkenbrock, no bairro Industrial Norte.

A ideia começou com o desenvolvimento de atividades no contra turno, com o objetivo de capacitar alunos que tinham interesse em aprender o uso adequado de técnicas de gravação, manipulação e edição de vídeo.

Lisane Ritzmann Colaço, presidente da Audiovisual Associação de Vídeo RN, explica que atualmente a oficina de vídeo é desenvolvida com 19 alunos dos quartos e quintos anos no contra turno, além de ex alunos que frequentam outras escolas.

“Eles estudam, recebem orientações sobre oratória, dicção, entonação, postura e apresentação em público”, diz.

Noções de enquadramento e movimentos de câmera e o uso adequado de técnicas de gravação, manipulação e edição de vídeo também estão entre os conteúdos.

“Isso motiva a participação dos alunos e professores para a produção de vídeos, possibilitando o conhecimento desta linguagem criativa para a expressão de ideias. Estes recursos foram adquiridos através do Projeto FIA em 2018”, destaca a presidente.

“Já com o projeto Aldir Blanc conseguimos melhorar um pouco nos equipamentos. Em dezembro de 2020 foi fundada a associação, da qual contamos hoje com diretoria executiva, constituída por seis membros, pais de alunos da oficina e 12 ex alunos do Pedro Henrique que ainda fazem parte do projeto. Estes alunos têm de 12 à 18 anos, e frequentam outras unidades escolares como Ricardo Hoffmann, Jorge Zipperrer, Colégio Froebel, de São Bento do Sul e um aluno que frequenta a Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba”, explica.

Além da presidente Lisane Ritzmann Colaço, Vande Castro é instrutor dos alunos participantes da associação.

“Hoje com a parceria da prefeitura de Rio Negrinho, contamos com uma sala
Audiovisual, onde os alunos podem estar utilizando. Nosso intuito é implantar o programa Jovem Aprendiz dentro da associação, oferecendo vínculos empregatício através de estágio remunerado para os alunos que fazem parte da associação e possuem 14 anos de idade”, cita.

“Esses alunos seriam multiplicadores dos outros alunos da rede municipal pública de ensino e atenderiam alunos de 10 anos à 14 anos, no contra turno das aulas regulares e com notas acima da média. Pretendemos também realizar parcerias com empresas para podermos manter o projeto e promover e manter intercâmbios informativos com outras associações e entidades afins, podendo delas participar ou promover atividades conjuntas”, encerra.

Saiba mais sobre o projeto através do link: https://linktr.ee/oficina_devideorn?fbclid=PAAabFP8U0-qY3TIibVGnlrk0uc7ZSOPvi7RKNqAjkLkhtKUWrVWg5eLgIS1o

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *