Nossas Notícias

Hospital de São Bento do Sul conquista certificação internacional

SÃO BENTO DO SUL. O Hospital Sagrada Família conquistou a Certificação ISO 9001:2015. Esse selo é reconhecido internacionalmente, atesta os requisitos de gestão de qualidade e assegura os melhores padrões na prestação de serviços e na condução da missão da instituição. 

Desde o ano passado, todos os setores do hospital trabalharam intensamente para adequar e padronizar os procedimentos conforme as diretrizes internacionais.

E esse comprometimento e esforço coletivo, associado a um planejamento estratégico eficiente, desencadeou bons resultados.

“Normalmente a implantação ocorre em 18 meses. E nós conquistamos a ISO em nove meses”, celebra o diretor, Oscar José Fernandes.

O Sagrada Família passou por auditorias, observações das atividades desempenhadas e por análises minuciosas de documentações e registros. Todos esses passos são necessários para  garantir a validação de que o sistema de gestão implementado atende as exigências da norma.

A busca pela certificação desencadeou uma série de mudanças dentro da instituição e a otimização de diversos processos. O hospital conseguiu dar um salto na qualidade do atendimento prestado à comunidade e também promoveu mudanças significativas na urgência e emergência. Neste setor foram criadas estratégias, seguindo um sistema de classificação de risco, para diminuir o tempo médio de espera do paciente.

Outra novidade é que hoje a instituição trabalha com cerca de 200 indicadores assistenciais para monitorar o desempenho dos serviços prestados. Inclusive, conforme o diretor, mensalmente são feitas reuniões com gerentes e coordenadores para avaliar e definir ações contínuas de melhorias.

A cultura da segurança do paciente também foi intensificada, componente estrutural indispensável na área da saúde e que reflete o compromisso da instituição. Quando há uma boa estruturação, diminuem os riscos e a ocorrência de eventos adversos.

A ISO ainda garante ao Sagrada Família o reconhecimento nacional e internacional, credibilidade perante os clientes e pacientes e uma vantagem no mercado.

Consequentemente, o hospital consegue ampliar a competitividade e alcançar novos negócios em benefício da população, com muito mais facilidade.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram