Nossas Notícias

Campo Alegre: coleta de materiais de exames de laboratório pelo SUS agora é realizada no posto de Bateias de Cima

CAMPO ALEGRE. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou projeto piloto em que faz a coleta de material para exames laboratoriais na Unidade de Saúde de Bateias de Cima. O serviço é oferecido aos usuários do SUS.

A realização dos exames laboratoriais, além de colaborar com o diagnóstico, também desenvolve um papel muito importante na medicina preventiva. Diversas doenças podem ser prevenidas com a realização desses exames, além de servir para monitorar doenças crônicas.

Conforme a Secretária de Saúde, Rosana Emília Greipel, essa iniciativa busca garantir o direito de acesso dos pacientes a serviços de saúde de qualidade.

“Com isso agilizamos o tratamento, evitando que os pacientes atendidos naquela unidade de saúde precisem se deslocar até o centro da cidade. Após conversa com a prefeita
Alice e o vice-prefeito Matheus decidiu-se iniciar o projeto em Bateias de Cima. Na região são atendidas 1.875 pessoas em 15 comunidades, pois é nessa área que se concentram os usuários que moram mais longe do centro”.

Conforme ela, um grande número de pessoas que antes necessitava percorrer aproximadamente 44 km para chegar ao centro, agora estão sendo assistidos na sua unidade de referência.

“É importante destacar que somente são coletados exames SUS, e que há alguns tipos que somente podem ser coletados nos laboratórios no centro, pois tem outras técnicas de manuseio e acondicionamento. Crianças que precisem coletar amostras de sangue, também continuam sendo atendidas no centro ” explicou.

A Secretária destaca também, que ainda nas próximas semanas iniciará o serviço nas Unidades de Saúde de Fragosos e Bateias de Baixo. Atualmente a agenda para exames é de dois à seis dias de espera, pois quem escolhe o laboratório é o paciente.

“A coleta na unidade de saúde de Bateias de Cima, a ampliação do serviço para as demais unidades, e a redução do tempo de espera entre a solicitação médica e a data do exame, é possível porque a administração aumentou os valores contratados de exames de laboratório, cujos investimentos de janeiro a abril representaram R$ 161.488,00”, observou.

“Com esse serviço avançamos ainda mais na área da saúde, fortalecendo o vínculo com as comunidades e expandindo os serviços que chegam até a população de forma humanizada”.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram