Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Operação “Vaga Certa” apura fraude em licitação em Laurentino; um dos suspeitos seria morador de São Bento do Sul

ESTADO. Nesta terça-feira (25), o núcleo do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) de Blumenau,  em apoio à Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Oeste, deflagrou a operação “Vaga Certa”.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em quatro municípios de Santa Catarina: Laurentino, Ibirama, Salete e São Bento do Sul.

Em nota oficial (leia a íntegra no final da matéria), a prefeitura de São Bento do Sul esclareceu que o alvo da operação não são órgãos públicos ou empresas da cidade, mas sim uma pessoa, que teria, supostamente se beneficiado do esquema em Laurentino, mas que mora na cidade.

A operação apura possível fraude em concurso público ocorrida em Laurentino para provimento de cargos efetivos de agentes legislativos para a Câmara de Vereadores. As provas do Concurso Público 001/2022 ocorreram em dezembro do ano passado.

Segundo as investigações, dois candidatos com possíveis ligações com pelo menos um agente público teriam se beneficiado do certame.As investigações iniciaram há três meses e uma série de medidas cautelares já foram deferidas e implementadas. 

As inforamações angariadas no curso da apuração reforçaram as suspeitas, bem como elementos de autoria e materialidade, que pairavam, desde a fase inicial das investigações. Há fortes indícios que há ilegalidade também no próprio processo licitatório que resultou na escolha da empresa que organizou o certame.

O GAECO é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina, Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Secretaria Estadual da Fazenda, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros.

Nota da prefeitura de São Bento do Sul

A Prefeitura de São Bento do Sul tem sido questionada sobre a operação “Vaga Certa”, desencadeada pelo Ministério Público de Santa Catarina.

Na divulgação feita pelo MP, consta que há mandado de busca e apreensão sendo cumprido no município, referente a supostas fraudes em concurso público ocorrido na cidade de Laurentino.

Quanto a isso, a prefeitura esclarece que o alvo da operação não são órgãos públicos de São Bento, e sim uma pessoa, a qual teria supostamente se beneficiado do esquema em Laurentino, mas que mora na cidade.

Não existe nenhuma ação envolvendo a Prefeitura de São Bento do Sul ou empresas que tenham participado de licitações na cidade ou mesmo realizados provas no município.

A nota reforça ainda que a prefeitura não tem nenhum vínculo ou envolvimento neste caso, e que todos os procedimentos adotados são pautados pela transparência e legalidade, sempre buscando o melhor para a população e respeitando todos os princípios da administração pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *