Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

“Não vai ter efeito nenhum a dedetização no cemitério em Rio Negrinho”, contesta veterinário; veja o que diz a prefeitura

Foto: Emanuel Marques da Silva/ Divisão de Zoonoses e Intoxicações da SESA

RIO NEGRINHO. Diante do trabalho de dedetização no cemitério central anunciado pela prefeitura, o médico veterinário e bombeiro comunitário Stanley Viliczinski, entrou em contato com a reportagem aqui do Nossas Notícias para informar que a ação não mata escorpiões.

“Mata apenas o seu alimento, que na grande maioria são as baratas. Com isso os escorpiões não encontram comida e acabam saindo para outros pontos da cidade em busca de alimento, ou seja o que acontece é a proliferação”, destaca.

Conforme ele, escorpiões realizam apnéia (ficam bom tempo sem respirar) quando entram em contato com alguma substância nociva no ar, ou seja, não morrem com a dedetização.

“Sem contar que dedetização é um grande problema para a natureza, pois elimina várias outras formas de microorganismos (microfauna) do local”, fala ainda.

O veterinário, que é especialista em animais peçonhentos, disse também que o veneno da dedetização, com as chuvas, vai parar nos rios, causando mais estragos.

“A única forma eficaz de eliminar escorpiões de um determinado local é fazendo sua captura, ou de seus predadores naturais. Além disso, os escorpiões servem de alimento para sapos e corujas, dentre outros animais, que com a dedetização ficarão comprometidos também”, explica Viliczinski.

Ele também reforçou que acordo com Manual de Controles de Escorpiões do Ministério da Saúde, dedetizar um ambiente a fim de exterminar os escorpiões faz com que os animais se desalojem, mas permaneçam vivos, aumentando os riscos.

“Com a aplicação pulverizada do produto, os animais se movem para regiões de superfície, onde não há veneno, e a possibilidade de acidentes aumenta”, citou.

A reportagem aqui do Nossas Notícias entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura, comunicando a respeito do questionamento sobre o método e sobre a possibilidade de proliferação dos escorpiões.

Pedimos também algumas informações de como é o procedimento e o retorno segue abaixo:

“É possível que alguns animais e insetos se desloquem para o exterior das áreas dedetizadas durante a aplicação dos produtos. Uma vez que esses animais já foram expostos ao agente químico empregado na dedetização, podem demorar alguns minutos até apresentarem sinais de debilidade ou inatividade. Recomendamos que, caso se depare com algum desses animais ou insetos, evitem o contato”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *