Nossas Notícias

Dupla rio-negrinhense participará do Campeonato Brasileiro de Padel

Julyann Alves Machado e Alexsander Limas, de Rio Negrinho, formam a única dupla do planalto norte de Santa Catarina a participar, a partir de amanhã (17), do Campeonato Brasileiro de Padel.

A competição, que deverá reunir cerca de 500 duplas praticantes da modalidade, de todos os estados brasileiros, acontece em Balneário Camboriú até o domingo (19).

“Somos de Rio Negrinho e estamos estreando na categoria amadora”, explica Julyan sobre a participação no evento.

“São aproximadamente 500 duplas nessa primeira etapa, separadas nas categorias masculino e feminino”, completa. O evento será realizado em outras três etapas no decorrer do ano.

Além de Balneário Camboriú, o Brasileiro contará com uma etapa nos dias 5, 6 e 7 de maio em Porto Alegre e Região Metropolitana; 7, 8 e 9 de julho em Curitiba, e 16, 17 e 18 de setembro na Serra Gaúcha.

De acordo com Julyan, a expectativa é de fazer uma boa primeira etapa pois o que vale, segundo ele, é a regularidade.

“Será um desafio, pois sabemos que vem duplas do Brasil todo e o nível técnico, com certeza, é grande. Participamos apenas de competições regionais e essa será uma baita experiência e de muito aprendizado”, destaca.

“Praticamos a modalidade há oito meses. Tudo começou como brincadeira entre amigos e acabou se tornando um vício saudável, pois com sol ou chuva podemos praticar o esporte, pois é em quadra ser coberta”, diz.

“É uma atividade com a qual cuidamos da saúde e nos mantemos em forma”, complementa.

A dupla tomou a decisão de participar do Brasileiro em dezembro de 2022.

“Nesse 2023 iniciamos os treinos com o professor Rafael Carvalho, na Arena RN, semanalmente, a fim de aprimorar as técnicas de jogabilidade dentro da modalidade”, detalha.

Sobre as etapas ocorrerem no sul do país, Julyan explica que a região é onde se concentra os melhores jogadores, tanto na categoria feminina quanto masculina.

“É um esporte que vem crescendo muito”, cita.

As empresas que estão apoiando e patrocinando a dupla são: Hupi, Hinode Group. Colégio Caminho do Saber e Visão Pré-Fabricados.

A origem

O Padel originou-se por volta de 1890, quando passageiros de navios ingleses tentaram adaptar a prática de tênis ao espaço dos navios. Esse tênis de alto mar, como ficou conhecido no início, era praticado numa quadra de dimensões menores e protegida por telas. Somente em 1924, o Padel passou a ser praticado em terra, quando o norte americano Frank Beal improvisou algumas quadras nos parques municipais de Nova Iorque.

Por essa época, o esporte passou a ser chamado de Padel-tenis. Em 1969, Enrique Corcuera construiu a primeira quadra de Padel em um hotel de Acapulco, no México. Foi Corcuera quem definiu as dimensões de quadra e o regulamento que rege o esporte mundialmente. Outro grande responsável pela difusão do Padel foi o príncipe espanhol Afonso de Hohenlohen.

Entusiasmado com o novo esporte, o nobre levou-o para a expansão do Padel para outros países europeus. Atualmente, o Padel é organizado e regulamentado a nível mundial pela FIP (Federación Internacional de Padel), entidade que conta com 15 associados, nos quais se destacam o Brasil, Argentina, México e a Espanha.

O jogo é disputado sempre em duplas. A bola é semelhante à de tênis, com alguma alteração de peso. Uma quadra de Padel, tem 20m de comprimento por 10m de largura, com paredes nos fundos e parte das laterais, sendo recoberta de tela no restante. Alguns, mais sofisticados, utilizam vidro ou blindex no lugar das paredes, permitindo excelente visualização do jogo para fins televisivos.

O diferencial do Padel para outros esportes de raquete é a interação das paredes, uma vez que elas recolocam a bola em jogo, dando mais emoção e dinamismo à disputa de um ponto.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram