Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Palestra gratuita sobre prevenção de sinistros em empresas acontece dia 15 na Acirne

RIO NEGRINHO. O Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho, da Associação Empresarial de Rio Negrinho (Acirne), traz no próximo dia 15, uma palestra sobre o PAM (Programa de Auxílio Mútuo), iniciativa já adotada na Cahdam e que sugere o apoio – entre brigadistas de empresas próximas – na prevenção e combate de sinistros, como incêndios e acidentes de trabalho.

“O Plano de Auxílio Mútuo é um projeto que o Marcelo (Fragoso Pereira, da Cahdam) desenvolveu e que envolve ações, digamos assim, que podem ser adotadas em uma situação de um sinistro, de um incêndio, que é o que a gente já teve aqui na cidade recentemente”, explica Jaison da Rosa, atual coordenador do Núcleo de SST.

Ele frisa que os voluntários do Núcleo perceberam o quanto muitas vezes é complicado combater incêndios de grandes proporções, inclusive pelas próprias equipes de empresas, quando os sinistros acontecem nestes locais.

“O PAM surgiu faz dois anos e o Marcelo tem essa ideia de que as empresas que estiverem dispostas a adotar o programa, seja em caso de incêndio ou outro tipo de sinistro, podem fazê-lo”, sugere.

Ele enfatiza que todas as empresas, independente do porte, deveriam ter uma brigada de incêndio e com o PAM podem fazer um planejamento neste sentido.

“E daí se alguma precisar de auxílio em um combate a incêndio, por exemplo, pode contar com outras próximas que também já tenham o Plano. No caso a Cahdam tem várias empresas perto, como a Bacic e Floriani, além de outras”, exemplifica.

“Então em uma situação de emergência, fica bem mais fácil, porque para o deslocamento da brigada é mais rápido”, cita ele, referindo-se ao tempo de resposta para o início do combate às chamas até a chegada do Corpo de Bombeiros.

“As empresas que tem um caminhão-pipa, por exemplo, poderiam auxiliar no combate ao incêndio”, lembra.

O coordenador frisa que o PAM é uma forma de todas as empresas se ajudarem em uma situação na qual possam ser surpreendidas com situações alheias.

A palestra, que é gratuita, acontece no dia 15 de março, às 8 horas, na sede da Acirne, na rua Maria Scholz, número 62, no Centro. Mais informações pelo (47) 3644 2131.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *