SANTA CATARINA. O governador Jorginho Mello deu posse nesta quinta-feira (23), a dois novos secretários de Estado: o deputado estadual Jerry Comper assumiu a secretaria da Infraestrutura e Mobilidade e o ex-deputado Silvio Dreveck assumiu a recém-criada secretaria de Indústria, Comércio e Serviço.
A nova Secretaria da Indústria, Comércio e Serviço é um reforço para atribuições que estavam sem foco de atuação dentro da agora desmembrada Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável.
As missões da nova pasta passam pela interlocução com as entidades representativas e a criação de uma versão estadual para o Pronampe, projeto de autoria de Jorginho Mello quando senador, que dá suporte para as micro e pequenas empresas, tanto para a área urbana quanto para a área rural. Dentro da estrutura da Secretaria estão também o Imetro estadual e a Junta Comercial do Estado (Jucesc).
“Vamos ouvir as entidades de classe, o cooperativismo, o associativismo, para juntos fazermos uma grande política pública para nosso empreendedor e, principalmente, para a micro e pequena empresa”, disse Dreveck.
Ele foi vereador, secretário Municipal de Saúde, e prefeito de São Bento do Sul por dois mandatos consecutivos. Ao longo de seus mandatos como deputado estadual, apresentou mais de 400 proposições na Assembleia Legislativa, sendo também presidente da Casa.
Na Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, a primeira missão dada por Jorginho Mello é buscar recursos para recuperar as condições estruturais de 25 rodovias estaduais catarinenses.
A pasta é o órgão central desta área em Santa Catarina e tem como missão o crescimento responsável, o uso eficiente dos recursos públicos e a segurança do cidadão. A Secretaria vinha sendo comandada interinamente por Ricardo Grando, que agora assume como adjunto da pasta.
“Na época em que o hoje governador Jorginho era vereador em Herval d’Oeste, o governador Antônio Carlos Konder Reis dizia: ‘Governar é encurtar distâncias’. Ele pregava a necessidade de melhorar nossas estradas. No final das contas, ainda hoje, o que mais queremos é melhorar as condições das estradas e aumentar a segurança delas para os catarinenses”, disse Jerry, sobre prioridades da largada do trabalho.