A coordenadora do Núcleo Comunitário de Combate às Cheias da Associação Empresarial de Rio Negrinho (Acirne), Patrícia Berkenbrock Valandro, falou ao Nossas Notícias a respeito da apresentação do estudo de Mapeamento de Risco e Inundação da Área Urbana de Rio Negrinho e Ações Prioritárias, desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que acontece na noite de hoje (23), na sede da entidade. Os dados serão apresentados pelo professor Leonardo Monteiro e o evento é aberto à comunidade.
“Esse estudo veio de encontro a uma necessidade do Núcleo. Esse levantamento começou ainda no ano passado, durante a gestão da então coordenadora Ketty Zipperer”, comentou.
“Nós fomos em busca de patrocinadores e com ajuda dessas empresas – Hera Sul, Battistella e Sólida – , que sentiram a importância de um estudo desses para a cidade, foram pagos o projeto e os estudos que foram coordenados pela Udesc”, explicou.
Após a apresentação será aberto um bate-papo com o público. Patrícia acredita que devam surgir novas sugestões e diz que a intenção do Núcleo é dar continuidade a esse estudo, verificando no que mais se pode colaborar no mapeamento do rio e na contenção de cheias.
“Principalmente na questão de prevenção e de ações que possam auxiliar nos momentos de cheias”, citou.
“Queremos dar continuidade e vamos dar continuidade, porque sempre há novos estudos a serem feitos. Está havendo uma grande mudança no nosso clima. As alterações climáticas estão acontecendo, então esses estudos visam auxiliar toda a população e principalmente o nosso município”, encerrou.