Nossas Notícias

Polícia Civil vistoria pensão clandestina de idosos em São Bento do Sul

SÃO BENTO DO SUL. A Polícia Civil e a Vigilância Sanitária realizaram uma vistoria em uma pensão para idosos clandestina no bairro Cruzeiro, para identificar violações dos direitos das pessoas idosas.

A responsável pelo local, que tentou impedir a realização da vistoria atirando pedras e investindo contra os policiais, foi contida.

Durante a vistoria, os policiais verificaram que o local não possuía nenhum dos documentos exigidos pelo Estatuto do Idoso para a prestação de atendimento e permanência de idosos, e que as condições sanitárias eram inadequadas.

Foram encontrados quartos minúsculos sem ventilação e alguns com telhado de amianto, com altura de 1,7 metros, tornando a habitação insalubre devido ao excesso de calor.

Também há evidências de apropriação indébita de valores das pensões dos idosos pela responsável pelo estabelecimento.

Segundo a polícia, em dezembro passado já havia sido feita uma vistoria, onde foram constatadas algumas irregularidades.

Em janeiro, a vigilância sanitária voltou ao local, mas foi recebida de forma hostil, com ovos jogados nos carros da equipe, impossibilitando a realização da vistoria.

Hoje (24), mesmo com a situação tensa, os policiais retornaram ao local e encontraram comida vencida, incluindo carne vencida desde 2021.

O inquérito policial está sendo instruído e os investigados podem responder criminalmente pelos crimes previstos no Estatuto do Idoso e pelas agressões aos policiais. O Ministério Público será comunicado para tomar providências de proteção dos idosos.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram