Nossas Notícias

Em Santa Catarina, Rio Negrinho e Ascurra decretaram situação de emergência após fortes chuvas e temporais nas últimas horas

Foto: reportagem Nossas Notícias

O Governo do Estado segue mobilizado atendendo as cidades que foram impactadas com as fortes chuvas dos últimos dias. Ao menos 17 municípios registraram prejuízos com alagamentos, deslizamentos, quedas de árvores, destelhamentos e residências destruídas por desmoronamentos de terra.

As cidades impactadas pelos temporais nas últimas 24 horas são: Bom Jesus, Palmitos, Ituporanga, Abelardo Luz, Imbituba, Sangão, Ponte Serrada, Corupá, Bom Jardim da Serra, Guaramirim, Rodeio, Taió, Indaial, Timbó, Benedito Novo, Ascurra e Rio Negrinho.

Segundo informações das prefeituras há três pessoas desalojadas em Bom Jesus e outros 21 desalojados na cidade de Ituporanga. Duas pessoas estão desaparecidas, uma criança de 1 ano e meio e mais um homem de 50 anos, no município de Rodeio. As buscas estão sendo feitas com o auxílio de helicóptero e cães farejadores. Foram registradas três mortes em decorrência das tempestades das últimas horas. Um homem de 41 anos, outro de 30 anos e uma criança de 4 anos, todos de Rodeio.

Duas cidades já encaminharam para a Defesa Civil do Estado decretos de situação de emergência. São elas: Rio Negrinho e Ascurra.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, caminhões de Timbó e de Blumenau vão ajudar no restabelecimento das cidades afetadas do Vale do Itajaí. São veículos equipados, inclusive com mangueiras, para a limpeza e também mini escavadeiras que darão suporte aos municípios e aos Bombeiros Voluntários.

Durante reunião na Defesa Civil de Santa Catarina nesta quarta-feira, o governador Jorginho Mello informou que as estruturas do Governo do Estado estão trabalhando no levantamento dos prejuízos junto às prefeituras e às defesas civis municipais. O governador pediu agilidade nos trâmites burocráticos para ajudar as famílias impactadas o mais rápido possível.

“Já falei com os prefeitos para que o Estado possa estar ao lado deles. A situação aqui no nosso estado é séria e exige nossa total atenção. Estamos vigilantes”, ressaltou.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram