RIO NEGRINHO. Desenvolvido com alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Luiz Bernardo Olsen, do Distrito de Volta Grande, o projeto “Sustentabilidade e energias renováveis”, da professora Jéssica de Miranda, ficou com a segunda colocação na categoria “Ensino Médio” da premiação realizada pela Câmara de Vereadores do município.
A professora de Biologia e Ciências realizou o projeto junto com o professor de Física, Cléber Zerger, e com a professora de Química, Luana Camargo.
“Os alunos buscaram desenvolver uma maquete apresentando diversos tipos de energia, sendo elas: eólica, solar, corrente contínua e alternada”, comenta.
“O nosso trabalho é um relato sobre a elaboração e a posterior apresentação de uma instalação elétrica em um bairro através de quatro formas: a energia elétrica através do provedor, a energia eólica através de baterias, a energia solar e energia química. Para isso foi necessário que os alunos pudessem compreender as formas de energia no nosso meio”, completa.
Jéssica explica que para a construção da maquete os alunos utilizaram apenas materiais simples, de baixo custo e fácil obtenção.
“Através disso, conseguimos que eles alçassem resultados de acordo com o que pudessem ter encontrado na leitura do conteúdo, mostrando também que a maquete em si é uma forma prática de ensino e que geralmente sempre despertará muito mais interesse e facilidade na aprendizagem de um determinado conteúdo”, acredita.
“Participar foi muito gratificante e para nós que somos professores novos, receber premiação mostra que nosso trabalho é reconhecido. Espero poder participar novamente do projeto e também poder trabalhar atividades que nós temos, que nós trabalhamos com as nossas turmas na escola. Se nós conseguirmos, neste 2023 estaremos novamente participando no concurso”, encerra.