Nossas Notícias

Professora de Rio Negrinho é premiada por projeto que incentiva leitura em família

RIO NEGRINHO. Iniciativa da professora Zeneide Kruger de Andrade, com alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Menino Jesus, do bairro Vila Nova, foi uma das finalistas do projeto Professor Destaque, promovido pela Câmara de Vereadores de Rio Negrinho.

O projeto foi o segundo colocado em sua categoria e ela falou à reportagem do Nossas Notícias sobre como desenvolveu a proposta e a recepção dos alunos à iniciativa.

“Foi diferente e no início, ao mesmo tempo, difícil propor uma tarefa, uma atividade que envolvesse os pais. É lógico que eles ajudam as crianças nas suas tarefas, mas ler um livro geralmente é a criança que faz e se tem alguma dúvida, pergunta para o pai, mãe ou responsáveis. Nesse caso a atividade em si foi que os pais tinham que gravar os filhos fazendo uma leitura. Toda quarta e sexta-feira era uma página do livro que as crianças estavam levando da escola. Eram livros pequenos para eles mesmos também estarem se ouvindo depois”, diz.

“Eles ouviam e observavam a leitura, os sinais, no que estavam errando; a forma como estavam lendo: se muito rápido ou muito devagar e depois passavam para mim por áudio. Isso ajudou muito, porque a gente, em sala de aula, não poderia fazer isso o tempo todo, tendo em vista que temos outros conteúdos trabalhar. Sem contar que com 20 alunos, levaria muito tempo também. Além disso, foi uma oportunidade de entreter também os pais”, cita.

“É difícil para nós, adultos, lermos algum livro, com a vida corrida que temos. Então, o fato de ouvir seu filho, de tirar esse tempo para ele, por si só foi muito importante. Além de que eles, os filhos, estão muito nos celulares e quando querem ouvir uma história, escutam áudios. Isso não traz benefício para leitura ou escrita, porque somente praticando é que vão desenvolver suas habilidades”, sugere.

A professora lembra ainda que alguns pais chegaram a questionar a proposta, por julgar que a iniciativa estava novamente tornando as aulas remotas. Porém, explica que a meta foi trazer um incentivo para as crianças.

“Depois do retorno que eu tive, abri espaço para que os pais também pudessem contar como foi a experiência de tirar esse tempinho com as crianças. Foi então que entenderam que os pequenos poderiam melhorar com esse projeto”, diz.

Além de levar para casa livros menores no início da atividade, os alunos também tiveram uma última tarefa, na qual colocaram em prática a leitura de livros intermediários, cujos áudios chegaram a dar cerca de 30 minutos.

“No começo ficaram apavorados”, lembra.

“Mas no final ouviram o primeiro áudio que me mandaram e depois o último e se surpreenderam em como desenvolveram a prática da leitura”, completa.

“Foi um retorno bem significativo para mim, uma experiência muito boa e que eu vou colocar em prática nas outras escolas e turmas que eu leciono, porque contribuiu bastante”, cita.

De acordo com Zeneide, mesmo o projeto podendo parecer uma simples situação de leitura, futuramente a experiência irá trazer muitos benefícios para os alunos.

“Além disso, estamos promovendo o nome da nossa escola. Só tenho a agradecer aos pais dos alunos pela contribuição, pela ajuda. Foi uma vitória para todos nós. Foi muito importante ganhar abraços deles e saber que estamos os incentivando a continuar com a leitura”, encerra, destacando que ficou muito contente com a premiação.

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