SÃO BENTO DO SUL. Assim como acontece com o Outubro Rosa, sobre o câncer de mama, e Novembro Azul, sobre o câncer de próstata, o Dezembro Vermelho é marcado pela prevenção e combate ao vírus HIV/Aids. Em São Bento do Sul, segundo dados da Vigilância Epidemiológica, 232 pacientes estão em tratamento.
De acordo com o infectologista da Vigilância Epidemiológica, doutor Luiz Felipe Moreira, conscientizar a população sobre o HIV/Aids e reforçar a luta contra a doença é o objetivo do Dezembro Vermelho, marcado pelo
“O melhor tratamento para o HIV é a prevenção. Atualmente, além do tratamento dos pacientes com o vírus e o uso dos preservativos, existem outras formas de prevenção como a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de infecção em situações de exposição ao vírus, e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), medicação que impede que o vírus infecte o organismo antes da pessoa ter contato com o vírus”, disse.
Assim pega:
– Sexo vaginal sem camisinha;
– Sexo anal sem camisinha;
– Sexo oral sem camisinha;
– Uso de seringa por mais de uma pessoa;
– Transfusão de sangue contaminado;
– Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação;
– Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.
Teste rápido:
O teste rápido para diagnóstico da infecção pelo HIV é disponibilizado gratuitamente nas unidades de saúde do município.
Caso o teste seja positivo ao vírus, o paciente será atendido de imediato e assim, dar início ao tratamento, que é gratuito.