Nossas Notícias

Biomédica de Rio Negrinho palestra em evento da Unisociesc

REGIÃO. Nesta semana a UniSociesc promoveu em São Bento do Sul a Jornada Biomédica, evento que abordou as possibilidades de atuação do profissional, cuja data foi lembrada no último dia 20 deste mês.

No Brasil a profissão foi regulamentada em 1979 e é conhecida por ser bastante ampla na área da saúde.

“Contudo ela não está somente vinculada a área da saúde, pois são mais de 30 áreas em que o biomédico pode atuar”, explicou Adiajnye Estorillo Holz, biomédica de Rio Negrinho que foi uma das palestrantes do evento.

Adiajnye é patologista clínica, especialista em análises clínicas e microbiologia. Também é proprietária e sócia administradora do Laboratório Proll Vida e Delegada do Conselho Regional de Biomedicina da 5ª região, pela Comarca de São Bento do Sul.

No evento ela falou sobre “Papiloscopia: análise forense de digitais”.

“A gente tem algumas outras áreas também em que o biomédico pode atuar como na coleta dos materiais, na parte de análises clínicas. Ainda na parte de elaboração de vacinas, soros e reagentes, análise físico-química, análise microbiológica, análises ambientais e análises animais”, exemplificou.

Segundo ela, trata-se de um profissional bastante versátil e no evento foram elencados alguns temas relacionados a profissão.

“Trouxemos alguns profissionais que trouxeram o que é a vivência do biomédico em outras áreas. Uma dessas áreas que eu trouxe e que me atribuíram foi a análise digital que é papiloscopia e que é feita na parte forense. A gente tem as técnicas específicas e eu tenho conhecimento dessa área porque a gente percorreu por esses temas na faculdade”, comentou.

Ela destacou ainda que foram disponibilizados alguns cursos rápidos, ministrados por outros profissionais.

“Mas eu mesma fui mais para passar para os alunos um pouco da vivência, para contar para eles que a gente tem muitas possibilidades na profissão”, citou ainda.

Adiajnye ressaltou que pode, por exemplo, também atuar na parte de auditoria e está concluindo mais duas pós-graduações, em citologia e também para lecionar a parte da estética.

“A biomedicina permite isso e é muito bacana, porque a faculdade dá essa visão para o aluno, as possibilidades são variadas e cada acadêmico pode conhecer um pouquinho de cada área”, enfatizou, com relação a iniciativa do evento.

“Como são mais de 30 áreas de atuação, o aluno consegue decidir se ele quer atuar em mais de uma. Esse evento da Unisociesc foi justamente para trazer aos alunos essa possibilidade, de experimentar um pouquinho mais de cada área. A gente tem aluno que já atua nos estágios, conhecendo a estética, e outros que já vem para o laboratório, que é o nosso caso e que fornece estágio hoje tanto para a Unisociesc como para algumas outras faculdades da região, com o estágio da biomedicina e também oportuniza órgãos específicos”, finalizou.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram