Nossas Notícias

Natal Encantado: Árvore Azul é uma alusão ao autismo e a inclusão

RIO NEGRINHO. Evento tradicional da cidade e que atrai pessoas de todo o país e até de fora dele, o Natal Encantado deste ano traz, em um dos ítens de sua decoração, uma alusão ao autismo e a inclusão.

É a árvore azul, que está Instalada na Praça do Avião, no centro da cidade, reforçando duas temáticas que tem se destacado cada vez mais na sociedade.

Patrícia Boller, coordenadora do Natal, falou ao Nossas Notícias sobre os motivos que a levaram a trazer esse diferencial para o evento.

“Oportunizar, com o Natal Encantado, uma árvore temática e representativa a uma causa social e inclusiva, foi um dos motivos para a árvore azul. Uma vez que sou mãe de uma criança autista e assim como tantas outras mães, pais, profissionais e cidadãos, percebo a importância de abraçar a causa, respeitando as diferenças. É um presente para as famílias através da diversidade, respeito e inclusão”.

Patrícia, que também é formada em Artes Visuais, especialista em arte educação e professora de arte desde 2004, ainda acrescenta em seu comentário a frase inserida na árvore.

“Foi escrita em parceria com a professora Edenize, atual diretora de ensino especial na Secretaria Municipal de Educação e é: ‘o primeiro passo para a construção de um mundo inclusivo, é a aceitação das diferenças'”.

“Gratidão a todos por prestigiarem a decoração do Natal Encantado. Convidem os amigos, venham com suas famílias, aproveitem os espaços decorados e mantenham vínculos afetivos”, enfatiza.

Sobre o projeto de toda decoração

A especialista frisa que o projeto envolvendo toda a decoração foi um grande desafio.

“Sempre estive em sala de aula com meus alunos ensinando arte, o que amo fazer e escolhi como profissão. Mas outra coisa é projetar a decoração para uma cidade, avaliar as peças, contabilizar, distribuir nos locais de forma estratégica, estudar os principais pontos para receber a decoração, ressignificar por meio da simbologia, de cores”, cita.

Ela destaca que tudo exige estudo, planejamento e o que considera mais importante: organização, cronograma e uma equipe comprometida.

“É um trabalho que não se faz sozinho, exige parcerias de outras secretarias e trabalho em equipe, com responsabilidade e seriedade”, frisa.

Conforme a coordenadora, todas as peças passaram por uma avaliação prévia para então ser iniciado o processo de manutenção, recuperação e restauração.

“A partir daí algumas foram recuperadas com outra roupagem, a bota é um exemplo delas”, exemplifica.

“Trabalhamos com uma equipe de 10 mulheres guerreiras que, desde o início, aprenderam a selecionar a matéria prima, as garrafas pet, a cortar, montar as peças, recuperar com diferentes técnicas, assim como a pintura e iluminação. Cada uma tinha sua atribuição na equipe e juntas, no mesmo propósito de levar peças bonitas, com muito carinho e capricho para decoração da cidade”, detalha ainda sobre a preparação da decoração.

Questionada sobre como se sentiu ao ver tudo pronto e já instalado, atraindo muitos elogios por parte de moradores e turistas, ela responde que a sensação foi de missão cumprida.

“Ainda estou vivenciando a adrenalina da abertura, que foi emocionante e mágica. Poder acompanhar desde o planejamento, onde cada peça seria posicionada, cada rua, os desenhos das árvores – que foram feitas a mão – saindo do papel… Ver a equipe envolvida com o Natal desde o início do ano e assistir a tudo concluído, traz muito orgulho. Tem muito trabalho envolvido antes de ir para a rua. Muitas mãos trabalhando e pensando em cada detalhe”, cita.

Ela reforça que o Natal Encantado contou também com o apoio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fundação Municipal de Cultura, Infraestrutura, Agricultura, Educação, Administração e outras fundações.

“São muitos profissionais trabalhando e pensando no melhor para a nossa cidade, para deixá-la mais aconchegante e atrativa nesta época mais esperada e mágica”, elogia.

“Teve também a campanha de arrecadação de garrafa pet, que foi organizada pela secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com a participação de toda a comunidade e escolas”, exemplifica.

“Assim como o Natal Encantado num todo, o seu significado agrega o resgate de valores afetivos, desde os biscoitos de Natal da receita da vovó, dos símbolos natalinos, as cores atribuídas, as luzes, o presépio, as velas do advento que anunciam o nascimento do menino Jesus. Tudo tem uma semiótica”, destaca ainda a professora.

Ela finaliza salientando que esta época é mágica e a decoração é um grande presente da cidade para toda a comunidade.

“Tirem boas fotos, compartilhem, sejam muito felizes e sintam-se acolhidos. Lembrando que todos os finais de semana existem atrações, que foram organizadas em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, em especial pela diretora Kelly Sônia Ramos e a diretora presidente Viviane Tomelin Santin”.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram