Nossas Notícias

Primeira Mostra Cultural movimenta escola em São Bento do Sul

SÃO BENTO DO SUL. A Escola de Educação Básica Celso Ramos Filho promoveu a Primeira Mostra Cultura CRF na quinta-feira (15).

Em uma iniciativa dos segundos anos do ensino médio matutino e vespertino, sob a orientação das professoras Lilian Pacheco Weigmann, Liceane Damásio Brixi, Nicoli Krayevski e Clementina Tecla Havrelhuk, os alunos pesquisaram e desenvolveram temas relacionados ao conteúdo aprendido ao longo do trimestre.

O projeto foi desenvolvido nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, Sociologia, Arte e História. Divididos em grupos, os alunos desenvolveram, decoraram seus stands e apresentaram os trabalhos para os demais estudantes e professores da escola.

“Me senti orgulhosa pela maneira como conduziram o desafio. Sobretudo pelo empenho e dedicação de todos os estudantes para concretização deste projeto”, declarou a professora Nicoli, da disciplina de Arte.

Os temas da Mostra Cultural foram embasados em propostas iniciais das docentes. Em Arte foi trabalhado o Barroco brasileiro e europeu, em Língua Portuguesa a escola literária Romantismo foi o tema central, em História a proposta se desenvolveu em torno da cultura indígena, já em Sociologia, a cultura brasileira norteou as produções dos trabalhos.

E não faltou criatividade! As apresentações foram desde o stand “Tattoo também é cultura” a podcast ao vivo com o tema Copa do Mundo, promovendo a integração do público através de quiz e competições de embaixadinhas.

Além de ervas medicinais, com direito a degustação, comidas típicas e experiência VIP no stand de Romances Indígenas. Destaque também para o desafio literário pelo Kahoot e distribuição de marcadores de páginas personalizados com citações de livros famosos distribuídos no Stand “Incentivar Cultura”.

A interatividade movimentou os stands e o estudantes se mostraram envolvidos no decorrer do processo e empolgados com os resultados.

“Tudo é cultura, desde a música que você ouve, até a roupa que usa. A cultura vai muito além da literatura ou artes plásticas, é a dança, a música, o cotidiano da sociedade”, declararam os alunos Weskley, Gabriel, Matheus e Rayna durante a apresentação do stand “Consumir Cultura”.

A Mostra cultural só foi possível devido a adesão de todos os envolvidos e visou promover a interatividade e a integração dos alunos.

“Queremos parabenizar a todos que trabalharam para que a Primeira Mostra Cultural CRF fosse sucesso, projetos como esse vão ao encontro das novas propostas de metodologias ativas e do protagonismo juvenil. Esperamos poder incluir a escola toda ano que vem e abrir esse evento à comunidade para que mais pessoas possam conhecer os talentos que temos na escola”, declarou a diretora Silene Xavier Rosa.

“A ideia surgiu no decorrer do ano, quando percebemos que a escola possui muitos talentos e que os limites das salas de aula estavam ficando pequenos para expor tantos trabalhos de qualidade. Pode-se dizer que os objetivos do projeto de promover o desenvolvimento da oralidade, organização, estimular o trabalho em esquipe e sobretudo, tornar os estudantes mais independentes e capazes de produzir o próprio conhecimento foi atingido com sucesso”, finaliza a professora Lilian, de Língua Portuguesa.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram