Nossas Notícias

São Bento do Sul: Estado decreta situação de emergência da rua Jaraguá do Sul

SÃO BENTO DO SUL. A prefeitura informou hoje (12), que foi homologado pelo Estado, na quinta-feira (11), o decreto de Situação de Emergência da rua Jaraguá do Sul, no bairro 25 de Julho.

Com isso, será possível dar sequência à captação de recursos junto à União e, assim, dar início a elaboração do plano de trabalho para as obras de recuperação do local.

Estima-se que mais de R$ 3,6 milhões sejam investidos para construção de um muro de contenção, recuperação da via e também construção de novas casas para as famílias atingidas pelo deslizamento, lembrando que estas residências não serão construídas no mesmo local.

“Estamos monitorando a área frequentemente. O prefeito Antonio Tomazini solicitou atenção especial ao caso e não medimos esforços para que, o quanto antes, possamos atuar na recuperação da via. Agora com a homologação, iremos aguardar o reconhecimento da União para captar os recursos, com orçamento definido e seguir com o plano de trabalho”, explica o diretor de Defesa Civil municipal, Vilmar Kravec.

Conforme o laudo recente feito pela Defesa Civil do estado, a via encontra-se com risco “muito alto”, ou seja, áreas classificadas nesse risco não devem ser ocupadas, pois podem sofrer movimentações de massa de variados tipos na condição atual, podendo ter a situação agravada com precipitações intensas.

O documento de análise técnica diz ainda que além de serem monitoradas constantemente, as áreas ocupadas devem receber ações imediatas para segurança dos transeuntes e residentes.

A via precisou ser interditada por conta dos deslizamentos de terra ocorridos no mês de junho. Além disso, uma casa precisou ser retirada e outras três estão com risco de desmoronamento.

Atualmente, por conta da interdição das casas, três famílias estão recebendo o benefício de aluguel social, intermediado pela Secretaria de Assistência Social.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram