Nossas Notícias

Dia da Saúde: profissionais da área reúnem dicas para a longevidade

Data é importante para alertar sobre cuidados necessários

Mais que a ausência de doenças, a saúde é vista como um estado vital de bem-estar físico, mental, emocional e social, que capacita a pessoa a estar engajada em sua vida.  Ou seja, precisamos estar com o organismo funcionando bem para ter a mente boa.

Com várias “peças” que montam o quebra-cabeça que é o ser humano, adotar uma alimentação saudável, ter um sono adequado e modos de vida equilibrados são formas de investimento a curto e longo prazo. No Dia da Saúde, comemorado no dia 5 de agosto, médicos e profissionais do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, empresa do Grupo Opty, reúnem diversas dicas e reflexões sobre os principais cuidados. 

O oftalmologista  Dr. Mário Junqueira Nóbrega, pontua os cuidados com os olhos, ressaltando a realização de exames oftalmológicos e alerta para o uso de tecnologia entre as crianças. “Os pais devem afastar os filhos das telas de celulares, ipads e computadores até os 2 anos. Dos 3 aos 5, podem utilizar, no máximo, uma hora por dia. Dos 6 aos 8 anos, no máximo duas horas”, analisa. 

Consideramos também as opiniões das profissionais que atuam no Departamento de Estética do Sadalla, a nutróloga Georgia Zattar, comenta que a alimentação adequada e saudável é uma das principais formas de manter a saúde em dia. “O consumo diário de verduras, legumes, grãos, proteínas e frutas devem fazer parte das refeições. Eles fornecem nutrientes que o corpo precisa para funcionar corretamente”, explica. Ela cita também a importância de atividades físicas. “Encontre uma prática que mais lhe agrada e faça isso pensando em sua saúde e bem-estar ao longo dos próximos anos”, destaca. 

Já a dermatologista Patrícia Farah, afirma ser necessário dar atenção ao nosso maior órgão do corpo: a pele. “Temos que cuidar diariamente da exposição ao sol, aplicar o protetor solar na face e nas áreas fotoexpostas pela manhã e ao meio-dia, no mínimo”. Os cuidados devem ser seguidos, inclusive, durante o inverno, evitando tomar banho com água muito quente e o uso excessivo do sabonete. 

A nutricionista Michelle Piazza aponta que, atualmente, muitas ações e campanhas são voltadas à promoção de uma alimentação saudável e, com isso, a adesão das pessoas é maior. “A população está ‘se dando conta’ de que a alimentação reflete diretamente no bem-estar, na disposição, na longevidade”. 

Estamos cuidando corretamente da saúde?

De acordo com o Dr. Mário, os cuidados da população com a saúde ainda não estão no nível correto, mas melhorando cada vez mais. Na área de oftalmologia, ele comenta que a conscientização das pessoas aumentou sobre os vícios de refração, em destaque para os riscos de miopia e as principais causas de cegueira, como catarata, glaucoma e retinopatia diabética. 

Já na área de atuação da dermatologia Dra. Patrícia Farah, segundo ela, as pessoas ainda não estão cientes dos cuidados necessários com a pele. “Nós ainda vemos pessoas chegarem no consultório com grandes lesões, há meses, sendo que existe um grande risco de ser câncer de pele”, fala. 

Dra. Georgia Zattar pensa que a data pode servir como um alerta. “As doenças não param de aumentar. A expectativa de vida aumentou também, porém, se vive mais e com doenças crônicas que poderiam ser evitadas”, finaliza.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram